Despedida de Ziraldo reúne familiares, amigos e fãs

Velório aberto ao público foi realizado no Rio de Janeiro

Publicado em 07/04/2024 - 17:00 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Familiares, amigos e fãs se despediram neste domingo do escritor Ziraldo. O velório aberto ao público foi realizado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O irmão do escritor, Gê Pinto, destacou a relevância de Ziraldo para cultura brasileira.

O quadrinista Aroeira disse que Ziraldo criou uma forma de comunicação, com humor e leveza, que influenciou toda uma geração de ilustradores.

Apesar de ter perdido “o centro do seu mundo” em suas próprias palavras, a filha do escritor, Fabrizia Pinto, falou dos esforços para preservar o legado do pai. E pediu que ele seja homenageado com uma estátua na Praia de Copacabana

O filho do escritor, Antônio Pinto, também ressaltou esses projetos, que devem ser tocados pelo Instituto Ziraldo, criado para manter viva a sua arte.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou que as homenagens serão realizadas.

Ziraldo morreu em sua casa na Lagoa, bairro da zona sul carioca, aos 91 anos. Ele nasceu em Caratinga, cidade de Minas Gerais, e começou sua carreira como multiprofissional das artes aos 22 anos. Ao longo dessas décadas, escreveu mais de 50 livros e histórias em quadrinhos. Ele também foi jornalista, e fez parte do icônico jornal O Pasquim, trabalho pelo qual foi preso pela Ditadura Militar. De 2009 a 2016 apresentou o programa infantil ABZ do Ziraldo, na TV Brasil.

Edição: Sâmia Mendes/ Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Geral

João Cândido: Marinha critica, mas MP defende nome como herói nacional

Marinha enviou carta à Câmara dos Deputados afirmando que Revolta da Chibata representou uma “subversão” e uma página “deplorável da história”. Já o procurador da República, Júlio Araújo, contesta a negativa da Marinha e afirma que revolta tornou a Marinha um espaço melhor.

Baixar arquivo
Esportes

Esporte: TV Brasil transmite Guarani x Chapecoense, pela série B

Para quem prefere o basquete e acompanha o NBB, nesta noite de sexta-feira (26), duas partidas. Vasco x Pinheiros e Flamengo x Botafogo. 

Baixar arquivo
Cultura

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre vítima de câncer

Ao som do seu cavaquinho potente, Anderson levou para todos os cantos do país o nome do grupo Molejo, que incluía crianças na sua legião de fãs, atraídas por músicas irreverentes e divertidas.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil retoma produção de insulina após 20 anos

Para a retomada da produção nacional, a fábrica vai ter investimento de R$ 800 milhões. Com isso, o governo espera que seja suficiente para atender o SUS, gerar emprego, renda e investimento no país.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Incra faz acordo em favor da regularização do quilombo Povoado Charco

Comunidade quilombola existe há mais de 200 anos e fica na cidade de São Vicente Férrer, a 100 km de São Luís, no Maranhão. Com o acordo, passa a ser posse do Incra, o que destrava o processo de titularização, sem data, no entanto, para ser concluído. 

Baixar arquivo
Segurança

SP registra queda de roubos e aumento de latrocínios

Os casos de latrocínios aumentaram em 25%, com 46 vítimas desse tipo de crime no Estado de São Paulo, no primeiro trimestre de 2024. 

Baixar arquivo