Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Publicado em 18/04/2024 - 12:00 Por Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, deve ser celebrado não apenas como um incentivo à leitura, mas também uma homenagem àqueles que produzem obras voltadas para esse público. E tem gente que começa cedo no ofício! 

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos. Na obra, as histórias de um detetive inspirado nele mesmo, com muito mistério, diversão e referências à mitologia. A ideia surgiu durante a pandemia de covid.

A arquiteta e também escritora Elaine Resende, mãe de Paulo, conta que sempre incentivou o interesse do filho pela leitura. Com uma biblioteca de mais de 150 livros, ela afirma que é uma tradição de família.

Érika Barbosa, mãe da menina Isabella Barbosa, de 10 anos, também incentiva o hábito de ler da filha. Ela conta que são em torno de dois a três livros por mês e Isabella sempre quer mais. Para a mãe, a prática traz inúmeros benefícios.

A professora de português, literatura e redação Gisele Araújo confirma os benefícios de leitura para o público infantil. E reforça que esse estímulo seja dado desde o início da vida.

Ainda de acordo com a professora Gisele Araújo, para atrair as crianças para a literatura, nada melhor do que o exemplo. Pais que leem geram uma tendência maior de levar os filhos para esse mundo.

 

Edição: Vitoria Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: dicionário adota o nome "Pele" como adjetivo

Em 26 de abril de 2023, o dicionário Michaelis incluiu o apelido do jogador brasileiro Edson Arantes do Nascimento como um novo adjetivo da língua portuguesa. 

Baixar arquivo
Geral

Cometa do Diabo: saiba como ver o fenômeno no Brasil

O astro passeia pelo espaço, em volta do sol, e já pode ser visto desde o último sábado (20).

Baixar arquivo
Educação

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina hoje

Esta sexta-feira (26) é o último dia para os candidatos ao Enem pedirem a isenção da taxa de inscrição, para se inscrever de graça. O prazo foi aberto na semana passada, e os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, no login do portal Gov.br.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra dengue será distribuída para mais 625 municípios

A imunização vai abranger seis estados: Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí e Mato Grosso.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras vai distribuir quase R$ 22 bi em dividendos extraordinários

Após um impasse que durou semanas, o governo propôs o pagamento de 50% dos extraordinários.

Baixar arquivo