Com Mel Gibson no papel principal, estreou em 12 de abril de 1979 o filme “Mad Max”. A história mostra um jovem policial que tenta impedir as ações de gangues nas estradas e vilarejos da Austrália. Atos violentos contra a família dele acabam gerando uma grande vontade de vingança.
“Mad Max” mostra um mundo futurista, com conflitos provocados pela escassez de combustível. A direção ficou por conta do cineasta australiano George Miller.
Com o orçamento limitado, o diretor, que também era médico, chegou a trabalhar nas horas vagas em um hospital e, assim, juntou recursos extras para a produção. Parte da edição foi feita em casa, já que o dinheiro tinha acabado. E alguns serviços foram pagos em cerveja.
No final das contas, “Mad Max” tornou-se um filme icônico e lucrativo. Arrecadou mais de cem milhões de dólares, um valor considerado alto para aquela época.
Esse foi o primeiro filme de uma série ainda não chegou ao fim. Em 1981, foi lançada uma continuação com o título “Mad Max 2”. Em 1985, chegou aos cinemas “Mad Max - Além da Cúpula do Trovão”.
Em 1995, a Warner Bros fez uma proposta para transformar Mad Max em uma série de TV. Mas as ideias do diretor George Muller foram consideradas muito fortes e o projeto acabou antes de chegar ao público.
O quarto filme da franquia “Mad Max: Estrada da Fúria” estreou em 2015. E, em 2023, foi exibido o primeiro trailer de “"Furiosa: Uma saga Mad Max".
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação web: Patrícia Serrão