Nordeste em alerta por chuvas intensas nesta semana
Estados do Nordeste estão em alerta por causa do risco de muita chuva nesta semana. A previsão do Inmet – o Instituto Nacional de Meteorologia e vale até as 10h horas desta quarta-feira. Há risco de tempestades, com chuvas de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h, para todo o estado do Maranhão, Piauí e Bahia, além do interior de Pernambuco e Ceará.
Na Bahia, os maiores volumes são esperados no setor centro-oeste do estado. A atenção também é para as comunidades do entorno das bacias hidrográficas dos rios Cachoeira e Una, onde o volume de água pode ocasionar enxurradas e alagamentos temporários em áreas rebaixadas.
Segundo a Defesa Civil baiana, até a noite dessa segunda-feira houve registro de ocorrências em 65 cidades, geralmente envolvendo alagamentos e deslizamentos.
Até o momento, 236 pessoas estão desabrigadas; 878, desalojadas e duas feridas.
Os municípios de Jaguaquara, Maiquinique, Itajuípe e Floresta Azul decretaram situação de emergência.
Em Sergipe, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ações Climáticas informou que foi registrado um volume de chuvas acima do que era previsto para todo este mês.
O Comitê de Gerenciamento de Crise do Governo do estado planeja ações de recuperação nas áreas afetadas e será produzido um laudo com a avaliação de todas pontes existentes no estado, além das passagens molhadas e barragens.
No Piauí, várias cidades registraram chuvas acima de 100 milímetros. É o caso de Picos, distante pouco mais de 300 km da capital, Teresina, onde, somente nas últimas 24 horas, choveu acima de 135 milímetros.
Há registros de carros arrastados e bairros inteiros alagados por causa do temporal.
Segundo os bombeiros, um homem morreu levado pela enxurrada ao tentar salvar seus cachorros.
Atento à situação nos estados, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que está mobilizado para ajudar a população afetada pelas fortes chuvas. O ministro Waldez Góes afirmou que a Defesa Civil Nacional está em contato com os governos estaduais e com as prefeituras das cidades atingidas nos últimos dias.
O Inmetro lembra que, em caso de rajadas de vento, a orientação é não procurar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, recomenda-se desligar aparelhos elétricos, sempre que possível.
*Com produção de Dayana Vitor