História Hoje: Ratzenberger morre no circuito de Ímola

Publicado em 30/04/2024 - 11:32 Por História Hoje - Brasília

O Grande Prêmio de San Marino de 1994 ficou marcado por tragédias. No dia 30 de abril daquele ano, o piloto Roland Ratzenberger teve a carreira interrompida aos 33 anos. Esse foi o primeiro acidente fatal na Fórmula 1 em mais de uma década, mas não seria o último daquele fim de semana. No dia seguinte, domingo de corrida, a cena se repetiria com o maior piloto do Brasil.

Apaixonado pelo automobilismo, Ratzenberger era natural da Áustria e batalhou muito para seguir na carreira. Era conhecido por ser um homem carismático que empenhava muito esforço e dedicação no esporte. Começou a se estabelecer relativamente tarde, aos 23 anos.  Passou pela Fórmula Ford, F3 e outros campeonatos antes de correr na Fórmula 1 em 1994.

Aquela era a primeira temporada de Ratzenberger na categoria. Durante o treino classificatório do circuito de Ímola, o carro sofreu danos na asa dianteira. Depois de bater a mais de 300 quilômetros por hora na curva Villeneuve, Ratzenberger foi levado ao hospital mas não resistiu aos ferimentos.

Vídeos daquela época, publicados na Internet, mostram a preocupação de Ayrton Senna ao ver o acidente de Ratzenberger. Após a confirmação da morte do piloto austríaco, as equipes William e Bennetton se recusaram a voltar para o treino.

A segurança nas pistas começou a ser questionada um dia antes. Na sexta-feira, o brasileiro Rubens Barrichello havia deixado o circuito desacordado. No domingo, Ayrton Senna morreu depois de bater na curva Tamburello.

As mortes de Ratzenberger e Senna naquele ano levaram a Fórmula 1 a fazer várias mudanças para dar mais segurança aos pilotos.

 

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Edição:  Paula de Castro

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação Web: Marizete Cardoso

Últimas notícias
Política

Marcha dos Prefeitos vai discutir clima e reconstrução do RS

Apenas dois em cada dez municípios se consideram preparados para enfrentar eventos climáticos extremos. Outra prioridade será a definição dos percentuais para a reoneração da folha de pagamento dos municípios, assunto que deverá ser votado no Congresso nesta semana.

Baixar arquivo
Cultura

Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, vai ganhar parque público

Lançado em 2009 pela prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto tem o objetivo de recuperar a infraestrutura urbana, do meio ambiente e dos patrimônios histórico e cultural da área portuária carioca.

Baixar arquivo
Internacional

Irã decreta luto de 5 dias por morte de presidente; vice assume

Mohammad Mokhber, assume a presidência por até 50 dias, até que haja novas eleições, de acordo com o anúncio do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei. O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, morreu em uma queda de helicóptero nesse domingo (19).

Baixar arquivo
Geral

Enchentes afetam cerca de 2,3 milhões de pessoas no RS

Dados da Defesa Civil mostram que 77 mil gaúchos ainda se encontram em abrigos.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus: mercado eleva projeção da Selic para 10% em 2024

O documento registra que, há quatro semanas, a previsão da Selic estava em 9,5%.

Baixar arquivo