Finalizada reforma do Memorial do Quilombo dos Palmares
A entrega da reforma do Parque aconteceu no sábado, 25 de maio, Dia da África, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues.
O "grito" de Zumbi foi dado há mais de três séculos. No local que hoje abriga o Parque Memorial do Quilombo dos Palmares, em Alagoas. E, agora, o visitante do parque pode usar o aplicativo "Serra da Barriga", que permite até tirar uma selfie, como se estivesse ao lado dos quilombolas Zumbi, de Dandara, Acotirene ou Ganga Zumba.
O sítio arqueológico fica na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL). O local foi tombado há quase 40 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e é Patrimônio Cultural Brasileiro.
O Quilombo de Palmares foi local de resistência dos escravizados por cerca de um século em plena colônia portuguesa.
De acordo com a ministra Margareth Menezes, os brasileiros estão buscando cada vez mais conhecer suas referências históricas, e por isso é necessário fortalecer a memória dos líderes quilombolas.
"Esse lugar lindo tem no coração essa palavra liberdade, unindo a representantividade de uma expressão de que é possível ser livre todos juntos. Viva o Dia da África, viva Zumbi dos Palmares, viva Dandara!"
O Novo Parque Memorial ganhou o redesenho das sinalizações e a recuperação dos equipamentos de áudio, com as vozes de personalidades negras e trilha sonora feitas pelos maestros Almir Medeiros e Wilson Santos, da Orquestra de Tambores de Alagoas.