Poderia ser uma estrela comum. Mas é o coração do Sistema Solar. 3 de maio é dia de celebrar o Sol que mantém a vida terrestre com luz e calor. Embora seja considerada uma estrela de médio porte, seu tamanho impressiona. Com o diâmetro de quase 1,4 milhão de quilômetros, o Sol ainda é visível a olho nu mesmo a uma distância de 150 milhões de quilômetros do Planeta Terra. Para cobrir a superfície do Sol, seriam necessárias 109 Terras.
É a gravidade do Sol que mantém o Sistema Solar unido, com cada planeta na sua órbita. Quanto ao formato, as pesquisas indicam que o Sol não é exatamente redondo como parece. A temperatura da superfície é de 5.500 ºC. Já a parte mais quente é o núcleo, com temperaturas de até 15 milhões de graus Celsius.
De acordo com informações da Nasa, o Sol é “o principal impulsionador de vários processos do ciclo da água, desde a evaporação e formação de nuvens até à precipitação”. A radiação é fundamental para manter a temperatura da Terra. Mas, também inspira cuidados. A exposição em excesso aos raios ultravioleta pode ser prejudicial à saúde.
A ciência diz que o Sol se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos numa “nuvem gigante e giratória de gás e poeira”. Mas a figura do Sol também carrega outras versões sobre sua origem e significados místicos em diversas culturas.
Na civilização egípcia, o deus-Rá era representado como o Sol e os seres humanos teriam nascido de suas lágrimas. Esse deus era adorado pela importância do Sol, principalmente, na agricultura. Na mitologia grega, o Sol é o deus Helios. O jovem de cabelos dourados andava em sua carruagem pelo céu com o dever de iluminar a todos. No Brasil, uma lenda Tikuna conta que um jovem tomou tinta de urucum quente, ficou tão vermelho que subiu até as nuvens para aquecer o mundo. Na tradição católica, a festa pagã do Sol Invictus, durante o solstício de inverno europeu, foi convertido no nascimento de Jesus.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Paula de Castro
Apresentação: José Carlos Andrade
Publicação Web: Marizete Cardoso