História Hoje: há 115 anos nascia Ataulfo Alves

Publicado em 02/05/2024 - 07:51 Por História Hoje - Brasília

“Ai! que saudade da Amélia”. O samba que criou um modelo de mulher no imaginário brasileiro teve como compositor Ataulfo Alves, em parceria com Mário Lago. Nascido em Miraí, Minas Gerais, no dia 2 de maio de 1909, filho de repentista, Ataulfo Alves de Sousa foi autor de vários clássicos da música e construiu uma carreira com grande reconhecimento nacional.

Ataulfo era um dos sete filhos de Severino de Sousa e Matilde de Jesus. O menino admirava o pai que tocava viola e sanfona. E, aos 8 anos, já fazia repente. Depois da morte do pai, começou a pegar pequenos trabalhos para ajudar a mãe, sem deixar a escola.

Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi trabalhar como ajudante de um médico. Depois, arrumou um emprego em uma farmácia e aprendeu a manipular medicamentos. Na capital, passou a frequentar rodas de samba e logo assumiu a harmonia do bloco “Fale quem quiser”, no Bairro do Catumbi.

Nos anos 30, o jovem mineiro foi apresentado ao diretor de uma grande gravadora e começou a ganhar dinheiro com a sua arte. Seu primeiro samba “Tempo Perdido” foi lançado por Carmen Miranda.

Ataulfo tornou-se um dos maiores compositores de samba do país com mais de 200 canções. Fez parcerias com outros grandes artistas como Sílvio Caldas, Jacob do Bandolim e Wilson Batista.

Ataulfo Alves morreu em 1969, aos 59 anos, no Rio de Janeiro, em consequência de uma úlcera.

 

 

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Edição: Paula de Castro

Sonoplastia: Jailton Sodré.

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação Web: Marizete Cardoso

 

Últimas notícias
Saúde

São Paulo: coqueluche supera casos registrados no ano passado

Surto da doença preocupa autoridades. Em cinco meses foram registrados 105 casos no estado. Número maior que o registrado em todo o ano passado. A bactéria é altamente transmissível, mas existe vacina disponível no SUS

Baixar arquivo
Política

Após indiciado, ministro das Comunicações disse que provará inocência

Depois que o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi indiciado pela Polícia Federal por suposto desvio de dinheiro para obras públicas - enquanto ainda atuava como deputado - ele questionou o andamento das investigações.  

Baixar arquivo
Saúde

Chuvas no RS: piora na saúde mental de pessoas de baixa renda aumenta

O estudo mostra que, no grupo de quem ganha até R$ 1,5 mil por mês, todos estão com ansiedade; e 70% estão com depressão e burnout, que é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema e estresse.

Baixar arquivo
Saúde

RS contabiliza 17 mortes por leptospirose após enchentes

 Rio Grande do Sul tem 17 mortes por leptospirose depois do início das chuvas e enchentes que devastaram várias cidades do estado.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo registra maior número de casos de coqueluche desde 2017

A coqueluche é uma doença provocada por bactéria e é considerada altamente transmissível. A infecção atinge o aparelho respiratório e tem como principal sintoma a tosse seca, que persiste por 14 dias ou mais.

Baixar arquivo
Política

Câmara de Vereadores do Rio cassa condecoração dada a irmãos Brazão

Essa foi a sétima votação. Nas outras seis, não houve quórum. O pedido de revogação da homenagem foi feito pela vereadora Mônica Benício, do Psol, viúva de Marielle.

Baixar arquivo