RN: Mossoró dá a largada aos festejos juninos na cidade
Começa neste sábado (01), mais uma edição do Mossoró Cidade Junina. O tradicional "arraiá" da cidade potiguar, localizada no extremo oeste do Rio Grande do Norte, começa de maneira toda própria: com um circuito de trios elétricos de forró na festa chamada de “Pingo do Mei Dia”. E como diz o nome da festa, é durante o calor do meio-dia, entrando pela noite, que os trios elétricos iniciam o trajeto ao lado da Praça dos Esportes, percorrendo o Corredor Cultural Antônio Gonzaga Chimbinho até o Teatro Municipal.
E é preciso energia! No total, o percurso terá pouco mais de 1,6 quilômetros. Os trios elétricos, juntos, vão realizar 14 voltas, pelo Corredor Cultural, totalizando mais 23 quilômetros em mais de 12 horas de shows pela avenida. Entre as 14 atrações que sobem nos trios de forró estão Zé Vaqueiro, Bel Marques e Tarcísio do Acordeon.
Daí em diante, durante o restante do mês de junho, artistas de todo o Brasil vão se apresentar em palcos espalhados pela cidade. O Secretário de Cultura, Frank Felisardo, destacou que, além das atrações nacionais, dezenas de artistas do Rio Grande do Norte foram contratados.
De onde a gente tem um poeta Antônio Francisco, quando a gente tem Edmilson Nascimento, e ao mesmo tempo a gente tem Léo Santana, a gente tem Alok... A gente tem artistas nacionais e a gente valoriza muito fortemente aqueles que estão conosco, durante todo o ano mostrando a sua arte, mostrando a sua cultura. Representativo para a economia de nossa cidade e representativo para a cultura da nossa cidade.
Segundo dados da Fecomércio do estado, o Mossoró Cidade Junina movimentou cerca de 290 milhões de reais e gerou 7 mil empregos no ano passado.
Outra atração que traz identidade única ao festejo junino da cidade é o espetáculo teatral encenado ao ar livre, “Chuva de Balas no País de Mossoró”. Montado num palco em frente à Igreja São Vicente, o espetáculo conta através de música, canto, dança e efeitos, a história da resistência dos mossoroenses contra o bando de Lampião.
Serão 15 noites de apresentação, com a primeira delas no dia 6 de junho, onde 80 pessoas entre atores, bailarinos e figurantes, encenam como a população de Mossoró, entre eles, o prefeito, o padre e o delegado da cidade, expulsaram o bando de Virgulino Ferreira da cidade, no ano de 1927.
Já o Festival Independente de Quadrilhas Juninas, que vai distribuir 200 mil reais em prêmios, será na Arena Deodete Dias, que receberá mais de 130 grupos de diversas cidades do Nordeste, em 11 noites de festa. O ponto de partida acontece na noite desta sexta-feira (31), com o concurso para a escolha do Rei e Rainha do “Mossoró Cidade Junina”.
No site mossorocidadejunina.com.br é possível conhecer todas as atrações da programação do festejo potiguar que segue até o dia 29 de junho.