Aplicativo tem mapeamento de grupos Bumba Meu Boi no Maranhão

Publicado em 23/06/2024 - 09:00 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

A cultura do Bumba Boi do Maranhão na palma da mão: o projeto Caminhos da Boiada criou um aplicativo de celular para dar visibilidade aos mais de 100 grupos existentes somente na ilha de São Luís; contemplando além da capital, as cidades de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. 

A iniciativa é do Grupo de Estudos Culturais no Maranhão, da Universidade Federal do estado, em parceria com o Sebrae maranhense.  O projeto foi lançado em 2022. Em dezembro do ano passado, o formato impresso foi atualizado e entrou no ar o site caminhosdaboiada.com.br.

Agora, em uma nova etapa, está sendo lançado também o aplicativo Caminhos da Boiada. 

A coordenadora geral do projeto, Letícia Cardoso, diz que o mapeamento é ao mesmo tempo uma vitrine e uma memória virtual para esses grupos.

"A intenção era essa. Era a gente subsidiar não só jornalistas, como também pesquisadores da cultura, gestores públicos. Quando a gente chegava nos terreiros, nas sedes dos grupos, muita gente perguntava: 'Você é da secretaria? Faz parte de qual órgão?' Então, assim até eu explicar que nós somos pesquisadores, que a gente é ligado à Universidade Federal do Maranhão, que nós temos um trabalho de pesquisa, eles diziam "Mas vocês estão fazendo o papel que o governo deveria fazer".

Ao acessar a plataforma, o usuário interage com o mapa e abre as informações de cada grupo catalogado: endereço, telefone, fotos e videos do grupo, quem são os amos ou presidentes do Boi, qual tipo de sotaque aquele boi toca. Também encontra o link para as redes sociais dos grupos, onde é possível saber a agenda atualizada das apresentações. O sistema também traz as coordenadas de GPS indicando o caminho até a sede de cada grupo. 

A plataforma é colaborativa. Qualquer brincante pode cadastrar seu grupo de Bumba Boi. Foi feita, inclusive, uma oficina sobre o uso do Instagram para que os próprios membros possam atualizar as redes e fotografias linkadas ao mapa.  

O próximo passo do projeto é criar um roteiro turístico, que contemple visitas aos grupos que já possuem estrutura de sede ou barracões, como explica Letícia.

"Então são áreas ali integrando o projeto. E uma delas é o turismo. Então nós fizemos um diagnóstico, identificando que grupos têm já esse equipamento cultural, para receber visitantes, por exemplo. Então a pessoa, o turista, o visitante vai ter uma experiência cultural junto a esses grupos. Uma experiência de visita turística, mas também em que ele vai poder aprender a tocar um instrumento, conhecer a história do grupo, conhecer o bordado, são várias atividades". 

Os criadores estão aproveitando a exposição instalada no arraial do Largo de Santo Antônio, uma das festas juninas mais populares da capital maranhense, para apresentar o aplicativo. Totens de personagens do Bumba Boi estão espalhados pelo arraial e cada um deles possui um QR code para baixar o aplicativo. 

Edição: Tâmara Freire / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Focos de incêndio no Pantanal superam queimadas históricas de 2020

Número de focos já supera o do primeiro semestre do ano em que um terço do bioma foi reduzido a cinzas. De acordo com a ministra Marina Silva, maior parte dos incêndios é em áreas particulares.

Baixar arquivo
Justiça

TJ de SP derruba lei que obriga restaurantes e fornecer água de graça

Para a desembargadora Luciana Bresciani, relatora do processo, a norma contraria os princípios da razoabilidade, do livre exercício de atividade econômica e da livre iniciativa, previstos na Constituição Federal.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Civil apreende materiais com símbolos nazistas no centro de SP

Durante as buscas, os investigadores recolheram uma série de itens com o desenho da suástica e o símbolo “SS”, e ainda roupas camufladas, colete balístico, réplicas de granada, canivetes e alicate.

Baixar arquivo
Saúde

Cinco hospitais de SP devem responder ao STF se negaram aborto legal

Cinco hospitais municipais de São Paulo têm 48 horas para responder ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, se negaram pedidos para realização de aborto legal. 

Baixar arquivo
Segurança

Estimativa de fraude das Americanas é de R$ 25 bilhões

Pelo menos 14 pessoas são investigadas, e R$ 500 milhões em bens e valores dos acusados foram congelados pela Justiça. Especialista detalha esquema investigado pela PF.

Baixar arquivo
Internacional

Bolívia: para professor, derrotas nas urnas explicam reação da direita

Raphael Seabra, do departamento de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, avalia que a agressividade da direita vem da dificuldade de vencer pela via eleitoral. Reservas de lítio também colocam o país no centro de disputas mundiais. 

Baixar arquivo