História Hoje: 19 de junho é o Dia do Cinema Brasileiro

Publicado em 19/06/2024 - 14:11 Por História Hoje - Brasília

Um passageiro e uma câmera no convés de um navio: foi assim que nasceu o cinema do Brasil. Em 19 de junho de 1898, Afonso Segreto fez as primeiras imagens em movimento da Bahia de Guanabara no Rio de Janeiro, o pioneirismo transformou a data no Dia do Cinema Brasileiro. O italiano radicado no Brasil voltava de uma viagem à França onde tinha aprendido técnicas de filmagem e comprado equipamentos para gravações.

Três anos antes, em 1895, os irmãos Auguste e Luz Lumiere apresentaram o cinematógrafo na França. No Brasil, a tecnologia chegou em 1896 por meio de uma exibição. No Rio de Janeiro, no ano seguinte, a capital carioca ganhou uma sala fixa de cinema instalada por Pascoal Segreto, mas a estreia de um longa-metragem produzido no Brasil só aconteceria mais de uma década depois.

Em 1914, chegou às telonas o filme 'O Crime dos Banhados' sobre uma chacina no interior do Rio Grande do Sul. Em 1954, foi realizado o Festival Internacional de Cinema do Brasil em São Paulo para divulgar a produção cinematográfica nacional. Em 1965, a então nova capital Brasília passou a ser uma referência cultural com o tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 1973, o cinema nacional ganhou um festival em Gramado com direito a estatueta própria, o Kikito.

O cinema brasileiro também conquistou o reconhecimento fora do país. 'O Cangaceiro' de Lima Barreto deu ao Brasil o primeiro prêmio internacional, o filme venceu na categoria aventura e melhor trilha no Festival de Cannes de 1953. Em 1960, o longa 'Orfeu Negro' ganhou a estatueta do Oscar de melhor filme estrangeiro, mas apesar de ter sido gravado no Brasil com atores brasileiros em língua portuguesa, o filme foi considerado uma produção francesa por causa da nacionalidade do diretor. Em 1963, 'O Pagador de Promessas' tornou-se a primeira produção brasileira a ser indicada ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.

História hoje:

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Apresentação: José Carlos Andrade.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Saúde

Transplantes aumentam, mas falar de doação de órgãos segue sendo tabu

Somente nos seis primeiros meses desse ano, foram realizados pelo Sistema Único de Saúde, mais de 14 mil transplantes (SUS), mas, apesar do crescimento, falar sobre doação de órgãos ainda é um tabu para muito. Para tentar desmistificar o assunto, foi lançada pelo ministério uma campanha com o tema: “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, que alerta para a necessidade de se tratar do assunto. 

Baixar arquivo
Internacional

Em 2024, América do Sul quebra recorde com 346 mil focos de incêndio

No Líbano, um bombardeio israelense na capital matou 14 pessoas e feriu outras 66. O exército de Israel afirmou que, no ataque, matou o principal comandante militar do Hezbollah, Ibrahim Aqil, e outros líderes. Em resposta, o Hezbollah lançou mais de 140 foguetes contra Israel.

Baixar arquivo
Política

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

A partir deste sábado (21), os candidatos às eleições municipais não poderão ser presos. A data marca os 15 dias que antecedem o primeiro turno eleitoral, no dia 6 de outubro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Polícia do Rio identifica 34 pessoas que provocaram incêndios

Trinta e quatro autores de incêndios criminosos praticados no Rio de Janeiro foram identificados por meio da Operação Curupira, resposta da Polícia Civil no combate às queimadas que atingiram diversos parques do Estado. Cinco já foram presos e nove indiciados.

Baixar arquivo