História Hoje: morte de Brian Jones completa 55 anos
Publicado em 03/07/2024 - 07:54 Por História Hoje - Brasília
Assim como outros ídolos da música, o guitarrista britânico Brian Jones, um dos membros fundadores da banda Rolling Stones, morreu aos 27 anos. Uma idade marcada pela perda de grandes nomes como Janis Joplin, Jimi Hendrix e Kurt Cobain. Brian Jones foi encontrado no fundo da piscina de casa em Sussex, no Reino Unido, em 3 de julho de 1969. A perícia inicial revelou o uso de drogas e bebidas mas a causa da morte gerou especulações de um possível assassinato e o caso voltou a ser investigado em 2009.
Nascido em 1942, em Cheltenham, na Inglaterra, Lewis Brian Hopkin Jones mudou-se para Londres em 1962 para tocar blues. Na capital inglesa, conheceu Mick Jagger e Keith Richards. Três anos depois, em 1965, a banda Rolling Stones alcançou o topo da Billboard, pela primeira vez, com o hit “Satisfaction”. O guitarrista subiu ao palco em um show pela última vez com os Stones em 1968. No final dos anos 70, os Rolling Stones já eram chamados de “a maior banda de rock & roll do mundo”.
Brian Jones era descrito como carismático e talentoso mas também tinha fama de rebelde. Desentendimentos com colegas da banda e abuso de bebidas e drogas acabaram forçando Brian Jones a deixar os Rolling Stones um mês antes da sua morte. Estava em seus planos seguir carreira solo.
Em suas últimas horas de vida, Brian assistiu TV e bebeu com amigos. Mesmo sem condições, resolveu nadar tarde da noite e acabou se afogando. Anos depois, foram apresentadas evidências de que o guitarrista poderia ter sido assassinado mas, em 2010, a polícia confirmou a versão de que a morte foi acidental. Os Rolling Stones fizeram então uma homenagem ao guitarrista durante um festival no Hyde Park, em Londres. Na ocasião, Mick Jagger leu um poema e soltou borboletas.
História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Jailton Sodré
Edição: Bianca Paiva
Apresentação: Oussama El Ghaouri
Publicação Web: Marizete Cardoso