História Hoje: morte de Brian Jones completa 55 anos

Publicado em 03/07/2024 - 07:54 Por História Hoje - Brasília

Assim como outros ídolos da música, o guitarrista britânico Brian Jones, um dos membros fundadores da banda Rolling Stones, morreu aos 27 anos. Uma idade marcada pela perda de grandes nomes como Janis Joplin, Jimi Hendrix e Kurt Cobain. Brian Jones foi encontrado no fundo da piscina de casa em Sussex, no Reino Unido, em 3 de julho de 1969. A perícia inicial revelou o uso de drogas e bebidas mas a causa da morte gerou especulações de um possível assassinato e o caso voltou a ser investigado em 2009.

Nascido em 1942, em Cheltenham, na Inglaterra, Lewis Brian Hopkin Jones mudou-se para Londres em 1962 para tocar blues. Na capital inglesa, conheceu Mick Jagger e Keith Richards. Três anos depois, em 1965, a banda Rolling Stones alcançou o topo da Billboard, pela primeira vez, com o hit “Satisfaction”. O guitarrista subiu ao palco em um show pela última vez com os Stones em 1968. No final dos anos 70, os Rolling Stones já eram chamados de “a maior banda de rock & roll do mundo”.

Brian Jones era descrito como carismático e talentoso mas também tinha fama de rebelde. Desentendimentos com colegas da banda e abuso de bebidas e drogas acabaram forçando Brian Jones a deixar os Rolling Stones um mês antes da sua morte. Estava em seus planos seguir carreira solo.

Em suas últimas horas de vida, Brian assistiu TV e bebeu com amigos. Mesmo sem condições, resolveu nadar tarde da noite e acabou se afogando. Anos depois, foram apresentadas evidências de que o guitarrista poderia ter sido assassinado mas, em 2010, a polícia confirmou a versão de que a morte foi acidental. Os Rolling Stones fizeram então uma homenagem ao guitarrista durante um festival no Hyde Park, em Londres. Na ocasião, Mick Jagger leu um poema e soltou borboletas.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia:  Jailton Sodré

Edição: Bianca Paiva

Apresentação: Oussama El Ghaouri

Publicação Web: Marizete Cardoso

 

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo