“Elas”: Fundação Joaquim Nabuco abre exposição com acervo feminino

Publicado em 15/08/2024 - 18:00 Por Madson Euler - repórter da Rádio Nacional - São Luís

Cadê as digitais das mulheres nos acervos da Fundação Joaquim Nabuco? Para responder a essa pergunta e também ajudar a materializar a resposta, a instituição abriu, nesta quinta-feira (15), no Museu do Homem do Nordeste, em Recife, Pernambuco, a exposição “Elas: onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj?”.  

Cerca de 300 itens produzidos ou reunidos por mulheres, como publicações, vídeos, fotografias, obras de arte, discos, rótulos comerciais, cartões-postais e outras peças preservadas foram catalogadas para trazer luz sobre a contribuição feminina que compõe o acervo. Dos mais de 800 mil documentos e itens preservados pela Fundação, apenas uma pequena parte foi produzida por mulheres. Além disso, quando representadas, elas foram fotografadas, pintadas, desenhadas, esculpidas e descritas quase sempre por olhares masculinos, como destaca Silvia Barreto, uma das curadoras da exposição. Para ela, a mostra é um painel, que pretende discutir que memória das mulheres vem sendo guardada e preservada ao longo desses 75 anos de fundação Joaquim Nabuco. 

“Um acervo construído ao longo de décadas, vai sempre refletir os valores predominantes na sociedade a cada momento. Olhando para o passado, a gente vai reconstruindo essa história, que privou, encobriu, silenciou, o protagonismo feminino. Mas isso para discutir o hoje. Como ainda estereótipos e preconceitos reproduzem diferentes tipos de violência simbólica e física contra corpos e mentes de mulheres”.    

A presidente da Fundação Joaquim Nabuco, a professora Márcia Aguiar, concorda com a curadoria sobre o papel da exposição em revisar e resgatar o papel da mulher na sociedade. 

“Representa um exercício de autocrítica institucional, mas que essa autocrítica, ela é autocrítica, não só de um equipamento, do que diz respeito ao equipamento cultural, a postura da própria Fundação Joaquim Nabuco ao longo dos anos, no tocante às mulheres, mas uma crítica própria sociedade, que deixou em segundo plano as mulheres durante tantas décadas”.

A exposição “Elas” ficará aberta ao público de terça à domingo no Museu do Homem do Nordeste, que fica no bairro Casa Forte, no Recife.

* Com sonoplastia de Jailton Sodré

Edição: Bianca Paiva / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

"Um bom momento para Nacionalidade" diz Barroso sobre o 7 de setembro

A presença dos chefes dos 3 Poderes – Barroso, o presidente Lula, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, comprova isso, na opinião do ministro.

Baixar arquivo
Política

Barroso comenta demissão de Sílvio Almeida após acusações de assédio

Um dia após a demissão de Sílvio Almeida do Ministério dos Direitos Humanos, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, disse que aguarda o desfecho da situação.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro de SP começa com 716 autores e 3,5 milhões de livros

A 27ª bienal internacional do livro de São Paulo começou nesta sexta-feira  na capital paulista. Nos próximos dez dias, mais de duas mil horas de programação levarão 716 autores ao Anhembi, na zona norte de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

Voepass: pilotos relataram falha no sistema de desgelo, diz Cenipa

Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea divulgou informações preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP). O acidente provocou a morte de 62 pessoas. 

Baixar arquivo
Política

Lula demite ministro dos Direitos Humanos após denúncias de assédio

Silvio Almeida é acusado de cometer assédio sexual e moral. Uma das vítimas seria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. 

Baixar arquivo
Esportes

Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação

A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.

Baixar arquivo