O Festissauro, Festival de Cinema do Vale dos Dinossauros, chega este ano à sua 6ª edição. O evento, sediado na cidade de Sousa, no sertão da Paraíba, reúne realizadores, produtores, estudiosos do audiovisual da região e de outras partes do país.
Este ano, o festival presta uma homenagem especial ao ator, produtor e gestor cultural paraibano Buda Lira, nascido na cidade de Uiraúna e que possui uma extensa carreira no teatro, cinema e na tv.
O Festissauro vai contar com exibições de 54 filmes que concorrem nas categorias melhor curta-metragem sertanejo, melhor curta paraibano e nacional. 23 curtas e um longa que foram desenvolvidos na Paraíba. As exibições são todas gratuitas.
O evento tem ainda a missão de capacitar profissionais e pessoas interessadas no fazer cinematográfico. A programação também traz debates com os realizadores e mesas redondas. E, desde o último dia 6, estão ocorrendo aulas de cenografia, cinema 3D com produção de óculos, cinema de animação, atuação e produção para vídeo, entre outras.
O Festissauro ganhou este nome para homenagear um dos maiores tesouros da cidade de Sousa e também da arqueologia: o Monumento Natural Vale dos Dinossauros. É uma Unidade de Conservação com 40 hectares de extensão, na qual foram localizadas as primeiras pegadas fossilizadas de dinossauros do país. São centenas delas, em mais de 20 sítios arqueológicos localizados na zona rural sousense.
Toda a programação do festival, que segue até o dia 17 de agosto, está disponível no site festissauro.com.br.