Fortaleza celebra a tradicional Festa de Iemanjá
Publicado em 15/08/2024 - 10:43 Por Madson Euler, repórter da Rádio Nacional - São Luís
Nesta quinta-feira (15/08) é feriado em Fortaleza, em celebração à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção. Na capital cearense, é dia também da Festa de Iemanjá, na praia de Iracema, onde se reúnem terreiros de umbanda de toda a região metropolitana.
Patrimônio Imaterial de Fortaleza, a Festa de Iemanjá acontece há quase 60 anos. Rituais, cortejos e oferendas ao longo de todo o dia celebram a mãe de todos os orixás e promovem a preservação das tradições religiosas afro-brasileiras.
Mãe Taquinha de Oya, presidente do Afoxé Filhos de Oya, falou da importância da celebração e deixou um recado para o público em geral.
“Não leve rosas de plástico, para ofertar a Iemanjá, não joguem garrafa na praia para ninguém não se cortar, não levem plástico para jogar, aquelas garrafinha de plástico. Leve tudo natural, que é para não deixar a poluição, a sujeira na nossa praia sagrada. E fazer do jeito que ela merece, tudo lindo e maravilhoso.”
Também estão previstos festejos em outros locais de Fortaleza, como na Praia do Leste, no bairro Pirambu e na Praia Barra do Ceará, no bairro de mesmo nome. Na Praia do Futuro, os festejos são promovidos pela União Espírita Cearense de Umbanda. A presidente da instituição, Mãe Tecla, lembra que a celebração que hoje congrega milhares de pessoas e é reconhecida culturalmente, já sofreu perseguição e intolerância em outros tempos.
“Meu pai, Manoel Rodrigues de Oliveira, foi quem fundou a primeira federação de umbanda para a mãe dele, Mãe Júlia, mãe de Santo dele. Então eles faziam atrás das dunas aqui da Praia do Futuro, onde não era possível a polícia chegar até lá. Porque realmente naquela época dos anos 50 era totalmente proibido. Que bom que hoje nós fazemos, nós temos essa liberdade para com a nossa religião, sem medo.”
No instagram da União Espírita Cearense de Umbanda, é possível conferir toda a programação prevista, que tem concentração na tradicional Barraca do Zé Praia.
Edição: Rádio Nacional