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Cultura

Campanha busca proteger crianças e adolescentes durante Carnaval

Iniciativa quer sensibilizar pais e responsáveis sobre cuidados
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Sheily Noleto – Repórter da Rádio Nacional
11/02/2025 - 21:56
Brasília
Carnaval 2024 - Bloco Loucura Suburbana desfila no dia 08/02.  Foto: PH Noronha/ Divulgação
© PH Noronha/ Divulgação

“Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”. Esse é o tema da campanha de Carnaval do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).  O lançamento foi nesta terça-feira (11), em Brasília, depois da posse dos conselheiros do Conanda, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A campanha quer reforçar a prevenção e a fiscalização do uso de álcool, tabaco e entorpecentes por menores de idade e divulgar o Disque 100 como canal de denúncia.

A representante da Comissão de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Carine Figueiredo, disse que o objetivo é proteger esse público das violações de direitos:

“A ideia dessa campanha é um chamado a todos nós, que a gente possa proteger crianças e adolescentes durante o Carnaval, que é um grande evento do nosso país, de muita alegria, de muita festa, mas também de muitas violações de direitos, né? O trabalho infantil, a exploração sexual. Mas nós estamos atentos e unidos para que crianças e adolescentes possam, sim, brincar, vivenciar essa festa de alegria, mas também terem seus direitos protegidos”.

A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, reforçou a importância da campanha mostrando os números do Disque 100 do ano passado:

“Infelizmente, o ano de 2024 marca um número exponencial de denúncias de violação dos direitos de criança e adolescentes por meio do nosso Disque 100. Nós tivemos mais de 650 mil denúncias registradas, e 290 mil eram suspeitas de violações contra crianças e adolescentes, o que representa uma prevalência de 38% das denúncias”.

A campanha vai ainda sensibilizar pais e responsáveis sobre cuidados essenciais durante o Carnaval 2025, por meio de camisas, cartazes, folders, leques e adesivos.

*Com reportagem de Oussama El Ghaouri

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