Campanha busca proteger crianças e adolescentes durante Carnaval
“Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”. Esse é o tema da campanha de Carnaval do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). O lançamento foi nesta terça-feira (11), em Brasília, depois da posse dos conselheiros do Conanda, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A campanha quer reforçar a prevenção e a fiscalização do uso de álcool, tabaco e entorpecentes por menores de idade e divulgar o Disque 100 como canal de denúncia.
A representante da Comissão de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Carine Figueiredo, disse que o objetivo é proteger esse público das violações de direitos:
“A ideia dessa campanha é um chamado a todos nós, que a gente possa proteger crianças e adolescentes durante o Carnaval, que é um grande evento do nosso país, de muita alegria, de muita festa, mas também de muitas violações de direitos, né? O trabalho infantil, a exploração sexual. Mas nós estamos atentos e unidos para que crianças e adolescentes possam, sim, brincar, vivenciar essa festa de alegria, mas também terem seus direitos protegidos”.
A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, reforçou a importância da campanha mostrando os números do Disque 100 do ano passado:
“Infelizmente, o ano de 2024 marca um número exponencial de denúncias de violação dos direitos de criança e adolescentes por meio do nosso Disque 100. Nós tivemos mais de 650 mil denúncias registradas, e 290 mil eram suspeitas de violações contra crianças e adolescentes, o que representa uma prevalência de 38% das denúncias”.
A campanha vai ainda sensibilizar pais e responsáveis sobre cuidados essenciais durante o Carnaval 2025, por meio de camisas, cartazes, folders, leques e adesivos.
*Com reportagem de Oussama El Ghaouri