Rio é homenageado em projeto da Fundação Casa de Rui Barbosa
O Rio de Janeiro será celebrado na primeira edição de um projeto educativo da Fundação Casa de Rui Barbosa. A iniciativa apresentará, no dia 6 de fevereiro, obras de autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Machado de Assis, com leituras de crônicas e poemas que falam sobre a cidade maravilhosa. Além disso, serão expostos documentos do acervo pessoal dos escritores preservados pela fundação que dialogam com as obras. O evento ocorre no jardim histórico da instituição.
Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, destaca a experiência proporcionada pelo encontro:
“É uma oportunidade ímpar para integrar a convivência que o espaço da casa oferece, a convivência ao ar livre, no jardim, que é um espaço frequentado por famílias, por crianças, com os acervos da instituição”.
A atividade faz parte do núcleo educativo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da fundação. O projeto contará com atividades mensais ao longo de 2025. Caça-palavras, jogos de memória e roteiros interativos também fazem parte do programa.
Alexandre Santini reforça a importância da realização do projeto neste momento vivido pelo Rio de Janeiro:
“Dialogar com as escolas, com os professores, né? Trazer essa presença da educação, também junto com a cultura, no ano em que o Rio de Janeiro será capital mundial do livro, reconhecido pela Unesco”.
O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso à leitura e promover o diálogo com diferentes públicos. O evento ocorre às quintas-feiras, de 10h às 11h, com entrada franca.