Viva Maria hoje é saudade. Saudade de Elis Regina. Sob a inspiração da música de Milton e Brant, em 14 de setembro de 1981, o programa foi ao ar pela primeira vez, nas ondas sonoras da Rádio Nacional AM de Brasília.
Até 19 de janeiro de 1982, o tema de abertura do programa tinha na voz de Milton Nascimento sua maior expressão, mas a partir dessa data, marcada pela morte de uma das maiores cantoras do Brasil, Viva Maria faz questão de ouví-la, diariamente, a cada edição.
Viva Elis Regina, que sobreviveu a duas mortes, a que lhe tirou a vida e a morte moral, promovida por uma imprensa machista, preconceituosa, hipócrita e sensacionalista. Mas passados 34 anos, Elis continua mais viva do que quando respirava, cantava e emocionava o Brasil com sua "voz útero" capaz de recriar as mais belas canções.
E Elis haverá de ser lembrada pela Primavera das Mulheres, organizada pelo movimento feminista. Cristina Corrêa, da União Brasileira de Mulheres, compartilha informações e ao mesmo tempo saúda Elis Regina, fonte de inspiração.
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.