Relatório aponta que indígenas são desrespeitados no país

Publicado em 24/02/2016 - 10:22 Por Kariane Costa - Brasília

Direitos dos povos indígenas continuam sendo desrespeitados. É o que aponta o relatório “O Estado de Direitos Humanos no Mundo”, da Anistia Internacional.


O documento faz um balanço das principais violações e ameaças a direitos em 160 países e territórios.


Como exemplos de retrocessos no Brasil, o relatório destaca a PEC 215, que transfere para o Poder Legislativo a responsabilidade por demarcar terras indígenas.


O texto enumera também alguns ataques contra integrantes de comunidades indígenas e remanescentes de quilombos. Como a ação de fazendeiros locais aos índios Ñanderú Marangatú, no município de Antônio João, no Mato Grosso do Sul.


O relatório, além de criticar a falta de investigação sobre o ataque, aponta a ausência de medidas para proteger a comunidade contra novos atos de violência.


A pesquisadora da Universidade de Brasília Simone Rodrigues considera que o Brasil vai na contramão dos avanços de proteção aos povos indígenas, tradicionais e quilombolas na América Latina.


O relatório aponta, também, a violência no campo. E relata casos de líderes de comunidades rurais que são ameaçados e atacados por proprietários de terras, principalmente no Norte e Nordeste do país.


No texto, dois exemplos são citados: o de Vilhena, em Rondônia, onde cinco pessoas foram mortas em conflitos por terras naquela área, e o caso de Raimundo Santos Rodrigues, morto a tiros na cidade de Bom Jardim, no Maranhão. Ele participava do Conselho da Reserva Biológica do Gurupi, fez denúncias e campanhas contra a exploração ilegal de madeira e o desmatamento na Amazônia.


Para a assessora de Direitos Humanos da Anistia Internacional, Renata Neder, as autoridades brasileiras falham na garantia de proteção aos direitos humanos.


O relatório critica a Superlotação das prisões brasileiras e reclama que nenhuma medida concreta foi tomada pelas autoridades para resolver o problema.


A Penitenciária de Pedrinhas, no estado do Maranhão, foi citada como exemplo.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo