Grandes caixas de presentes alertam às pessoas que chegam ao Aeroporto Tom Jobim, no Galeão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, sobre o tráfico humano.
A edição 2016 do Movimento Gift Box fica no aeroporto até o dia 29 de julho informando à população sobre os perigos do aliciamento e como denunciar o crime de tráfico de pessoas.
Em cada caixa, as pessoas encontram o relato de alguém que foi traficado e colocado em situação de exploração sexual, laboral, servidão doméstica, além de outras modalidades como adoção ilegal de crianças e tráfico de órgãos.
A Diretora executiva da ONG 27 Million Tatiane Rapini contou como surgiu a ideia das caixas colocadas em lugares públicos.
A procuradora do Ministério Público do Trabalho Guadalupe Couto ressaltou a importância da campanha para conscientizar à população sobre as situações de tráfico humano.
Para a subsecretária de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Assistência Social Andrea Sepulveda a campanha simula muito bem o mecanismo do tráfico de pessoas.
A ação foi utilizada também durante a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Este ano, a Gift Box também vai ficar no Museu do Amanhã, de 23 a 28 de agosto e no Armazém 1 do Cais do Porto, de 1º a 6 de setembro.