Entrevista: Conheça Maria da Penha, a mulher e a Lei

Publicado em 12/08/2016 - 18:30 Por Andréa Quintiere - Brasília

A Lei Maria da Penha, que normalmente pune os homens que agridem física ou psicologicamente uma mulher ou a esposa, completou 10 anos no último dia 07.

 

O nome da lei homenageia Maria da Penha Maia Fernandes, que foi vítima de violência doméstica durante 23 anos de casamento.
 

Em 1983, o marido, por duas vezes, tentou assassiná-la.

 

Na primeira vez, com arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na segunda, por eletrocussão (morte por descarga elétrica)  e afogamento.

 

Após essas duas tentativas de homicídio, ela tomou coragem e o denunciou.

 

Nesta entrevista concedida à jornalista Andréa Quintiere, que é produtora do programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, Maria da Penha explica que a mídia ajuda bastante na divulgação do papel da lei , e tem mostrado para as mulheres que o caminho é “denunciar para se livrar da situação de violência e muitas vezes para garantir a sua vida.”

 

No entendimento de Maria da Penha e também na conclusão de muitas pesquisas, os homens são violentos porque foram educados vendo o pai bater na mãe, o avô bater na avó.

 

Desta forma, eles vão para a vida como se estes atos fossem normais.

 

Maria da Penha considera necessário desconstruir para que a cultura machista seja substituída por mais amor, atenção,  respeito e  dignidade para a mulher.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo