Presos provisórios somam 42,7% dos 50 mil detentos do Rio de Janeiro

Pesquisa

Publicado em 14/12/2016 - 12:26 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Os chamados presos provisórios, aqueles que aguardam o julgamento privados de liberdade, somam quase a metade, 42,7%, do total de 50 mil detentos no estado do Rio de Janeiro.


Os dados constam na pesquisa “Imparcialidade ou Cegueira: Um ensaio sobre prisões provisórias e alternativas penais, divulgada nesta quarta-feira (14), pelo Instituto de Estudos da Religião.


O estudo analisou a prática do aprisionamento provisório apontado como “desumano e custoso” para o Estado. O total de presos provisórios no Rio de Janeiro consome R$ 38 milhões, por mês, dos cofres públicos.


As penas alternativas à prisão e as audiências de custódia também foram discutidas na pesquisa como mecanismos pensados para “desinchar e humanizar” o sistema carcerário.


A psicóloga e coordenadora da pesquisa, Paula Jardim Duarte, ressalta a ideologia punitivista do Judiciário que, segundo ela, é um “espelho da sociedade brasileira”.


Ela destaca que o aumento do aprisionamento não significa diminuição da criminalidade e, consequentemente, uma realidade mais pacífica, já que não é dentro do sistema prisional que a pessoa constrói uma reflexão para uma mudança de comportamento.


De acordo com a coordenadora, a maioria dos presos provisórios acaba absolvida ao final do processo, recebendo penas restritivas de direitos – e não de liberdade – o que acentua o caráter punitivo desses encarceramentos.


Para romper o ciclo de violência e evitar a reincidência, Paula Jardim defende penas alternativas para crimes cometidos sem uso da violência.


Segundo a coordenadora, o superencarceramento no Rio tem se apresentado como uma política de segurança que, além de “dispendiosa e ineficaz”, é seletiva.


Negros e pardos chegam a 72,57% dos encarcerados, mesmo sendo 52,29% da população do estado.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo