Marchas e audiências públicas marcam dia de luta contra barragens

Amazônia

Publicado em 14/03/2017 - 09:41 Por Maíra Heinen - Brasília

Atingidos por barragens em todo o país realizam esta semana uma série de atividades para o marcar o 14 de março, “Dia Internacional de Luta Contra Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida”.

 

Nesta terça-feira (14), alguns municípios da região amazônica, como Marabá e Altamira, no Pará, recebem marchas e audiências públicas.

 

Um dos coordenadores do Movimento dos Atingidos por Barragens em Altamira, Jackson de Sousa Dias, explica o mote das mobilizações este ano.

 

Sonora: "A luta principal é pela aprovação da nossa Política Nacional dos Atingidos por Barragens. Como a reforma agrária, que tem o Incra, que olha esta pasta, os atingidos por barragens não têm ninguém, nenhum órgão de governo que olhe pelos atingidos e nenhuma política de estado que olhe pelos atingidos por barragens."

 

O projeto de Lei 29 de 2015 aguarda apreciação do plenário da Câmara desde julho do ano passado e traz entre os principais pontos, diretrizes sobre reparações, reassentamentos e planos de recuperação e desenvolvimento das regiões atingidas.

 

Outra preocupação, destacada por Jackson, é a instalação da mineradora Belo Sun, na mesma região da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

 

Sonora: "A região que a Belo Sun vai construir o seu empreendimento, com barragem de rejeitos, é uma região já atingida diretamente por Belo Monte, que é a região da volta grande do Xingu, e que ninguém sabe até agora os verdadeiros impactos naquela região."

 

No final de fevereiro, a Justiça de Altamira suspendeu o início da operação da mineradora Belo Sun. A decisão diz que a empresa deve encerrar o despejo forçado dos moradores, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, e retirar as placas com avisos de proibição de caça, pesca e garimpagem na região.

 

A empresa emitiu nota ressaltando o desapontamento com a decisão judicial, mas entende que questionamentos são comuns quando se trata da instalação de empreendimentos importantes.

 

Ainda de acordo com a empresa, existem projetos para a realocação de famílias afetadas. E ainda este ano, a mineradora deve atualizar o cadastro socioeconômico, feito em 2012, e discutir a situação com os moradores.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo