Marchas e audiências públicas marcam dia de luta contra barragens

Amazônia

Publicado em 14/03/2017 - 09:41 Por Maíra Heinen - Brasília

Atingidos por barragens em todo o país realizam esta semana uma série de atividades para o marcar o 14 de março, “Dia Internacional de Luta Contra Barragens, pelos Rios, pela Água e pela Vida”.

 

Nesta terça-feira (14), alguns municípios da região amazônica, como Marabá e Altamira, no Pará, recebem marchas e audiências públicas.

 

Um dos coordenadores do Movimento dos Atingidos por Barragens em Altamira, Jackson de Sousa Dias, explica o mote das mobilizações este ano.

 

Sonora: "A luta principal é pela aprovação da nossa Política Nacional dos Atingidos por Barragens. Como a reforma agrária, que tem o Incra, que olha esta pasta, os atingidos por barragens não têm ninguém, nenhum órgão de governo que olhe pelos atingidos e nenhuma política de estado que olhe pelos atingidos por barragens."

 

O projeto de Lei 29 de 2015 aguarda apreciação do plenário da Câmara desde julho do ano passado e traz entre os principais pontos, diretrizes sobre reparações, reassentamentos e planos de recuperação e desenvolvimento das regiões atingidas.

 

Outra preocupação, destacada por Jackson, é a instalação da mineradora Belo Sun, na mesma região da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

 

Sonora: "A região que a Belo Sun vai construir o seu empreendimento, com barragem de rejeitos, é uma região já atingida diretamente por Belo Monte, que é a região da volta grande do Xingu, e que ninguém sabe até agora os verdadeiros impactos naquela região."

 

No final de fevereiro, a Justiça de Altamira suspendeu o início da operação da mineradora Belo Sun. A decisão diz que a empresa deve encerrar o despejo forçado dos moradores, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, e retirar as placas com avisos de proibição de caça, pesca e garimpagem na região.

 

A empresa emitiu nota ressaltando o desapontamento com a decisão judicial, mas entende que questionamentos são comuns quando se trata da instalação de empreendimentos importantes.

 

Ainda de acordo com a empresa, existem projetos para a realocação de famílias afetadas. E ainda este ano, a mineradora deve atualizar o cadastro socioeconômico, feito em 2012, e discutir a situação com os moradores.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo