CPT pede que PF assuma investigação sobre chacina no Pará; secretário alega quebra de protocolo

Conflito no campo

Publicado em 30/05/2017 - 09:58 Por Iolanda Kinoshita, da Rádio Cultura - Belém

Durante o cumprimento de 14 mandados de prisão preventiva e temporária de suspeitos de envolvimento no assassinato na fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D'Arco, região sudeste do estado, 10 pessoas foram mortas em um confronto com a Polícia Militar.

 

A Secretaria de Segurança Pública informou que aguarda a conclusão do inquérito, que deve durar 30 dias, podendo ser prorrogado por 20 dias, conforme o comandante-geral da PM, Ilton Benigno.

 

Sonora: “Nós vamos aguardar a conclusão do inquérito. No mesmo dia, nós instauramos um inquérito policial militar que está sendo acompanhado pelo Ministério Público. Só depois da conclusão do encarregado é que iremos nos manifestar.”

 

Segundo o secretário da Segup, Janot Jansen, houve uma quebra de protocolo. Corpos foram retirados do local. Ele destaca que todo o material usado na operação está sendo periciado.

 

Sonora: “Tanto armamento que foi usado pelos policiais, como armamento que foi apreendido. Os coletes balísticos, que são peça importante. E outros materiais que foram coletados no local. Foi uma quebra de protocolo. O ideal, o desejável e estabelecido por protocolo, é que não tivessem sido retirados. Ninguém planeja uma operação para que ocorra 10 mortos. O mandado de prisão é um mandado para prisão e não para matar. Isso ocorreu, segundo a versão de quem esteve no local. Pelos relatos que temos, o que ocorreu foi em legítima defesa, segundo a versão dos policiais.”

 

A Comissão Pastoral da Terra acompanha o caso e solicita que toda a investigação seja feita pela Polícia Federal. Padre Paulo Silva, representante da comissão, destaca que organizações internacionais foram acionadas.

 

Sonora: “Para exigir uma apuração rigorosa, isenta, nós solicitamos que nessa fase do inquérito a  investigação fosse feita pela Polícia Federal, mas essa solicitação ainda ão foi respondida. Portanto, o que todos nós esperamos, e os familiares esperam, é justiça e punição e o fim desse império de massacres de camponeses. Outra atitude que também foi tomada foi acionar os organismos internacionais de direitos humanos, como a ONU, a OEA, a American Watch e a Anistia Internacional."

 

O advogado José Afonso Batista, que está acompanhando o caso de familiares das vítimas, esclarece que, até o momento, ninguém foi contemplado com o programa de proteção a testemunha.

 

Sonora: “A representante do programa de proteção esteve aqui na sexta e teve uma reunião prévia com familiares, mas até agora não há ninguém no programa. Temos feito o procedimento administrativo para inclusão de algumas pessoas. Há um grupo grande de familiares que estão requerendo isso diante da vulnerabilidade.”

 

A Segup informa que a Corregedoria da Polícia Militar e da Polícia Civil afastou 29 policiais das funções, entre eles 21 militares e oito civis. As investigações seguem em sigilo. Em nota, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do MPF, apresentou oito indagações, entre elas por que os corpos foram removidos, alterando a cena dos fatos, e a forma como os feridos foram transportados, empilhados na caçamba de caminhonetes.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo