logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Escolas do Rio terão apoio da Cruz Vermelha contra violência armada

Projeto Rio
Baixar
Fabiana Sampaio
13/06/2017 - 08:08
Rio de Janeiro

A Cruz Vermelha prestará apoio a Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro no enfrentamento dos problemas com a violência armada, que tem afetado escolas em imediações de comunidades.


A medida é inspirada no Projeto Rio, parceria implementada no período entre 2009 e 2013, com a instituição, comunidades e autoridades locais, para aliviar as consequências da violência.


A proposta atual do Comitê Internacional da Cruz Vermelha é capacitar profissionais de educação para se proteger e, também, a comunidade escolar nessas situações.


A coordenadora de Comunicação do Comitê, Sandra Lefcovich, explicou a metodologia desenvolvida que, segundo ela, pode ser útil para a situação vivenciada pelo Rio.


O treinamento que vai formar multiplicadores deve ocorrer em julho, com cerca de 40 pessoas, integrantes das coordenadorias regionais de educação.


Serão cinco dias, com carga horária de 40 horas. Esses profissionais ficarão encarregados de levar o conhecimento para os demais servidores e acompanhar a implementação do trabalho.


A violência no Rio de Janeiro já deixou mais de 70 mil alunos sem aulas ou com interrupções nas atividades, desde o início do ano letivo de 2017.

x