Lei de Migração facilita a permanência de estrangeiros no Brasil

Direitos Humanos

Publicado em 03/06/2017 - 06:55 Por Renata Martins - Brasília

A entrada e permanência de estrangeiros no Brasil têm novas regras. A Lei de Migração substitui o Estatuto do Estrangeiro, de 1980. 


Camila Asano, coordenadora do programa de Política Externa da Conectas Direitos Humanos, afirma que a nova lei é um avanço e muda a forma como o Brasil lida com as migrações. 


“Os princípios da nova lei que falam sobre a não discriminação, combate à xenofobia e igualdade de direitos revelam essa mudança de paradigma”. 


A lei permite que o imigrante tire documentos como a Carteira de Trabalho e abra conta bancária. Também facilita o acesso à documentação necessária para a permanência legal no país e acaba com a prisão do imigrante que estiver com a documentação em situação irregular.


O direito de manifestação política dos imigrantes, como o de se associar a reuniões políticas e sindicatos também está garantido na nova lei. Pelo Estatuto do Estrangeiro, eles eram proibidos de participar de qualquer atividade de natureza política. 


Na Amazônia, a crise política e econômica na Venezuela intensificou o fluxo de pessoas do país vizinho para os estados de Roraima e Amazonas. Muitos em situação de extrema pobreza, morando nas ruas de Manaus e Boa Vista. 


Ricardo Sayeg, do Instituto dos Advogados de São Paulo destaca que por causa da recessão, a situação desses imigrantes, no Brasil, não será fácil. Afirma, ainda, que a partir de agora ele passa a ter direitos similares ao dos brasileiros, inclusive acesso às políticas públicas de Estado. 


“Ele vai ter dificuldade, que ele pode viver no Brasil em miséria, principalmente na Região Norte onde tem um déficit de pobreza muito grande. Onde as políticas sociais são muito intensas. O mais importante é que o imigrante, agora, pode ter acesso a essas políticas, aos serviços públicos, a educação, a assistência jurídica, a moradia, ao trabalho”, disse Sayeg. 


O presidente Michel Temer vetou itens em 21 artigos da lei aprovada pelo Congresso Nacional, entre eles o que garantia a livre circulação de povos indígenas em terras ocupadas por seus ancestrais. Os vetos serão apreciados novamente pelos parlamentares. 


A nova Lei de Migração foi publicada semana passada no Diário Oficial da União e tem 180 dias para entrar em vigor.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo