Casos de pedofilia no Rio crescem 50% em um ano; especialistas alertam sobre vigilância nas redes
O aumento de 50 % nos casos de pedofilia via internet no Rio de Janeiro no período de junho de 2016 a junho deste ano reforça a necessidade de vigilância por parte dos pais de crianças e adolescentes. A opinião é da titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, Daniela Terrra.
Para ela, os pais devem ficar atentos às mensagens que os filhos trocam na internet. A delegada afirma que o aumento no número de casos é proporcional ao uso cada vez mais precoce da internet pelos jovens.
Para Itamar Gonçalves, gerente da Childhood Brasil, o número de crianças que já acessam a internet surpreende e, por isso, é preciso que os pais mantenham o dialogo com os filhos.
Daniela Terra explica que é cada vez mais frequente os registros deste tipo de crime na delegacia e, também, ressalta a importância da vigilância por parte dos pais. Ela destaca, ainda, que as vítimas, a maioria entre 8 e 14 anos, são atraídas por estratégias usadas pelos pedófilos que se utilizam de um perfil falso para ganhar a confianças das crianças.
O gerente da Childhood Brasil também reforça que é preciso orientar as crianças de que o “mundo virtual faz parte do mundo real”.
Segundo Daniela, a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática fez uma grande operação este ano que prendeu 10 pedófilos no estado do Rio, com ajuda de um programa adquirido pelo FBI e garantiu que o trabalho não terminou.