Famílias em vulnerabilidade social devem ser atendidas por novos programas da prefeitura do Rio
A prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira (7) dois programas para beneficiar a população em situação de vulnerabilidade social.
O programa Primeira Infância Carioca tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento infantil de todas as crianças de 0 a 6 anos.
Já o programa Territórios Sociais visa diminuir o risco familiar e a vulnerabilidade social das famílias atendidas, além de tirar da invisibilidade as famílias que ainda não são atendidas pela prefeitura.
O Instinto Pereira Passos, responsável pelo monitoramento e avaliação dos projetos, fez um mapeamento de regiões da cidade com baixo Índice de Desenvolvimento Social. Foram selecionados 180 setores com menor índice.
Na primeira etapa foram entrevistadas quase 10 mil famílias nesses territórios, das quais pouco mais de 1.200 foram identificadas como de alto risco social. Um perfil que revela baixa escolaridade, alto índice de mortalidade infantil e insegurança alimentar, além de um padrão de vida que exclui itens e serviços básicos como esgotamento sanitário e filtro de água.
Para o prefeito Marcelo Crivella, os investimentos vão permitir reverter o quadro, classificado por ele como “vergonhoso”, de desigualdade que atinge a população carioca.
O presidente do Instituto Pereira Passos, Mauro Osório, explicou que a intenção é fazer uma nova avaliação dentro de seis meses para medir os avanços alcançados.
Os dois projetos fazem parte das diretrizes do Plano Estratégico da Cidade – Rio 2020.