Representantes de vários credos vão ao Corcovado para promover a paz entre as religiões

Religiões

Publicado em 24/01/2018 - 10:48 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Representantes do candomblé, umbanda, islamismo, catolicismo, além de líderes protestantes, judeus, hare krishnas marcaram presença no monumento, onde discursaram a favor da paz e da harmonia entre as religiões.

 

Representantes do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro também participaram do evento. No encontro, foi apresentado o Plano e o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa.

 

A iniciativa foi motivada pelo alto número de casos de intolerância registrados no Rio de Janeiro, no ano passado. Pelo menos uma pessoa foi atacada por semana por professar a sua fé, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos.

 

O objetivo do plano é estabelecer políticas públicas para a promoção da liberdade religiosa em todo o estado. O secretário da pasta, Átila Nunes, explica que as ações serão permanentes, com foco na garantia da liberdade de crença e culto em espaços públicos e privados.

 

As religiões de matriz africana foram as maiores vítimas da intolerância no último ano, respondendo por mais de 70% cento dos casos. Sobre esse dado, o representante do candomblé, Márcio de Jagum, considera que o plano pode ajudar o estado e as autoridades a lidar com o problema.

 


A Secretaria de Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Idosos planeja ao longo deste ano promover outros encontros inter-religiosos em templos do Rio de Janeiro.

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo