Conselho Nacional de Direitos Humanos faz reuniões no Pará após denúncias de violência

Denúncias de Violência

Publicado em 10/06/2018 - 10:25 Por Renata Martins - Brasília

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) realiza, a partir desta segunda-feira (11), uma série de reuniões em Belém (PA). A visita ocorre devido ao volume de denúncias de violações de direitos humanos no estado que chega ao conselho, principalmente relativas à violência no campo, conflitos socioambientais e violência urbana.

 

O Caderno Conflitos no Campo Brasil, divulgado este mês pela Comissão Pastoral da Terra, aponta o Pará como campeão de mortes por questões agrárias no país, com 22 assassinatos, em 2017. Este ano, segundo o CNDH, os assassinatos continuam e só no começo deste mês mais duas lideranças de movimentos de luta pela terra foram brutalmente assassinadas. Também há registro de ameaças a defensores e defensoras de direitos humanos.

 

Os moradores da Região Metropolitana de Belém acompanharam o crescimento de chacinas. Nos dois últimos dias de abril, pelo menos 28 pessoas foram assassinadas com características de execução.

 

O número de policiais mortos nos quatro primeiros meses de 2018 é quase o mesmo de todo o ano passado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, entre janeiro e abril deste ano, já são 21 policiais militares e um civil mortos.

 

Na terça-feira (12), a audiência pública "Violações de Direitos Humanos no Pará” terá início às 9h no Centro de Eventos da Universidade Federal do Pará. A audiência é aberta ao público.

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo