Viva Maria: A inspiração de Malala na luta pela educação

Viva Maria

Publicado em 11/07/2018 - 08:22 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

“A sua luta e o seu ativismo têm poder de fazer mudanças!”

 

A frase é da paquistanesa Malala que, em sua primeira visita ao Brasil, proferiu uma palestra em São Paulo, na última segunda-feira (9). Além disso, a menina que, em 2012, foi vítima de um atentado do Talebã por insistir em ir à escola –  atividade proibida para meninas em seu país -, acabou de anunciar o nome das primeiras ativistas do Brasil que irão integrar a Rede Gulmakai.

 

Essa rede é uma iniciativa do Fundo Malala, que patrocina homens e mulheres que incentivam ou promovem a educação de meninas em vários países. Aqui, em nosso país, as ativistas são Sylvia Siqueira Campos, presidente do Movimento Infantojuvenil de Reivindicação (Mirim), com sede em Recife; Ana Paula Ferreira de Lima (Bahia), uma das coordenadoras da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí); e Denise Carreira (São Paulo), coordenadora adjunta da Ação Educativa, uma organização fundada em 1994 para “promover os direitos educativos e da juventude, tendo em vista a justiça social, a democracia participativa e o desenvolvimento sustentável no Brasil”.

 

Mas, cá pra nós, tenho certeza que se Malala tivesse a oportunidade de conhecer Gina Vieira Ponte, a professora mais inspiradora que eu conheço, por certo haveria de financiar igualmente o trabalho de Gina que, depois de ter vivido sua primeira infância acuada pelo racismo, com a autoestima destruída, transformou-se numa leitora ávida e, mais tarde, nessa professora que é  fundamental na vida de centenas de alunos da rede pública em Brasília.

 

É com ela que a gente conversa, dentre outras coisas, sobre Malala, a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Merecidamente, não é professora  Gina?

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo