A saúde mental exige uma universidade mais acolhedora, alerta pró-reitora da UFMG

Prevenção ao Suicídio

Publicado em 13/09/2018 - 09:30 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

A pressão com prazos, notas e até problemas financeiros pode levar quem está na universidade a dificuldades emocionais que interferem na vida acadêmica.

 

Levantamento sobre o Perfil Socioeconômico dos Universitários revela que oito em cada dez estudantes de graduação relataram que já tiveram problemas como tristeza, ansiedade e sensação de desesperança. Mais de 6% relataram ter ideias de morte e cerca de 4% já tiveram pensamento suicida.

 

Segundo o reitor Reinaldo CentoduCatte, presidente da Andifes, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a pesquisa ajuda as universidades na adoção de medidas.

 

Sonora: “Temos percebido dentro da universidade nos estudantes, vários tipos de casos que estão associados a essas questões de necessidade de acompanhamento psicológico, psiquiátrico, comportamentais. Então, para se adiantar a gente precisa fazer esse levantamento para que as universidades se preparem para atender essa demanda que tem crescido ultimamente. “

 

A Universidade Federal de Minas Gerais criou em 2014 a Rede de Saúde Mental. A instituição oferece também o Núcleo de Acolhimento e Escuta aos Estudantes, formado por psicólogos e assistentes sociais.

 

A Pró-Reitora de Extensão da UFMG e professora de psicologia Claudia Mayorga defende ações efetivas de prevenção ao suicídio.

 

Sonora: "A rede de saúde mental tem se dedicado a isso, a aprofundar a compreensão sobre esse problema que é tão complexo que afeta a nossa sociedade hoje. Pensar ações efetivas de prevenção do sofrimento e também do suicídio. E também criar ações que promovam maior bem estar na nossa universidade. Ações culturais, ações esportivas, espaços de encontro, de troca, que não se limitem apenas a dimensão acadêmicas."

 

Claudia Mayorga diz a questão da saúde mental exige uma universidade mais acolhedora.

 

Sonora: "Isso se manifesta publicamente, nos espaços de estudo, de pesquisa, de extensão, então a gente precisa lidar com isso. Nós muitas vezes dentro da Universidade, historicamente, achamos que aqui não é o lugar onde as pessoas podem demonstrar seus medos, suas fraquezas, suas dificuldades e devemos sim acolher quando isso acontece."

 

Em outras universidades estão sendo implantadas ações relativas a saúde mental dos estudantes. Na Universidade de Brasília, está em fase de estruturação o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimentos em Saúde Mental e Drogas e foi criado um grupo para atendimento a situações de risco emergencial.

 

Para Yasmim Safatle, de 24 anos, do curso de Ciências Sociais, as iniciativas são positivas:

 

Sonora: "Acho muito importante que a universidade reconheça que não se trata de uma questão individual, do estudante, da estudante que está tendo um problema psicológico, um problema pessoal e que ela também tem que se responsabilizar por isso e implementar medidas. Até mesmo para a gente saber que a universidade está preocupada com as nossas vidas. Nós podermos tambem ser nossas redes de apoio com os estudantes cuidandos de outros estudantes."

 

A Unb ainda oferece no Campus do Gama uma disciplina diferente: Felicidade. Mas, esse sentimento se aprende? Quem explica é o Titular da matéria, Wander Pereira. 

 

Sonora: "As pessoas tem que entender que a felicidade não é conquistada de forma permanente. Felicidade é sempre uma busca e o acumulo dessas pequenas coisas é que tornam as pessoas felizes. A disciplina vai ter esse caminho aí. Se você consegue fazer com que uma pessoa desenvolva sua capacidade de relacionamento social, afetividade, resiliência, estratégia de enfrentamento a depressão. Então, você está tornando ela mais apta a buscar sua própria felicidade, fazer seu próprio caminho."

 

Diante do sinal de que algo está errado importante procurar ajuda com profissionais, nos postos de saúde, organizações não-governamentais e Centro de Valorização da Vida na internet ou ligando no 188.

 

Na próxima reportagem, a prevenção ao suicídio no mercado de trabalho.

 

Com produção de Adriana Shimoda, sonoplastia Marcos tavares. 

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo