Polícia Federal analisa vídeos com denúncia de tortura em presídios do Pará

Direitos Humanos

Publicado em 23/09/2019 - 20:40 Por Juliana César Nunes - Brasília

Agentes da Polícia Federal analisam os vídeos apreendidos na última sexta-feira em Belém e Santa Izabel do Pará. As imagens são do videomonitoramento no complexo penitenciário de Americano. O laudo dos agentes vai embasar apuração do Ministério Público Federal sobre torturas e tratamento desumano, cruel e degradante de presos.

 

De acordo com denúncias feitas aos procuradores, as agressões teriam sido cometidas por agentes federais de execução penal da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária. Os presos supostamente torturados cumprem pena nos Centros de Recuperação Penitenciária do Pará II e III, na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel.

 

As imagens solicitadas mostram a movimentação em celas, corredores internos, pátio, quadra de esporte e áreas externas. O período de filmagem em análise vai de 4 de agosto a 20 de setembro. O Ministério Público Federal pediu especial atenção da Polícia Federal aos vídeos referentes ao dia 13 de agosto, quando os detentos teriam sofrido violência em um campo de futebol.

 

Nesta segunda-feira, o Ministério Público Federal divulgou recomendação feita aos governos estadual e federal para que seja garantido aos presos o direito a medicamentos, colchões, vestimenta, calçados e itens de higiene pessoal.

 

Os procuradores pedem que sejam coibidas práticas de tortura e que presos LGBT tenham acesso a alas ou celas específicas como forma de proteção contra violações. O Ministério Público também recomenda a compra de câmeras individuais para uso no uniforme dos agentes penitenciários.

 

Procuramos a Secretaria de Segurança Pública do Pará e o Ministério da Justiça e da Segurança Pública para comentar a investigação, mas até o momento não obtivemos resposta.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo