Polícia Federal analisa vídeos com denúncia de tortura em presídios do Pará

Direitos Humanos

Publicado em 23/09/2019 - 20:40 Por Juliana César Nunes - Brasília

Agentes da Polícia Federal analisam os vídeos apreendidos na última sexta-feira em Belém e Santa Izabel do Pará. As imagens são do videomonitoramento no complexo penitenciário de Americano. O laudo dos agentes vai embasar apuração do Ministério Público Federal sobre torturas e tratamento desumano, cruel e degradante de presos.

 

De acordo com denúncias feitas aos procuradores, as agressões teriam sido cometidas por agentes federais de execução penal da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária. Os presos supostamente torturados cumprem pena nos Centros de Recuperação Penitenciária do Pará II e III, na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel.

 

As imagens solicitadas mostram a movimentação em celas, corredores internos, pátio, quadra de esporte e áreas externas. O período de filmagem em análise vai de 4 de agosto a 20 de setembro. O Ministério Público Federal pediu especial atenção da Polícia Federal aos vídeos referentes ao dia 13 de agosto, quando os detentos teriam sofrido violência em um campo de futebol.

 

Nesta segunda-feira, o Ministério Público Federal divulgou recomendação feita aos governos estadual e federal para que seja garantido aos presos o direito a medicamentos, colchões, vestimenta, calçados e itens de higiene pessoal.

 

Os procuradores pedem que sejam coibidas práticas de tortura e que presos LGBT tenham acesso a alas ou celas específicas como forma de proteção contra violações. O Ministério Público também recomenda a compra de câmeras individuais para uso no uniforme dos agentes penitenciários.

 

Procuramos a Secretaria de Segurança Pública do Pará e o Ministério da Justiça e da Segurança Pública para comentar a investigação, mas até o momento não obtivemos resposta.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo