Vendas no varejo fecharam 2024 com alta de 4,70%
As vendas no comércio varejista caíram 0,1% em dezembro de 2024, na comparação com o mês anterior. O maior impacto foi do setor de Equipamentos e Material para Escritório, com redução de 5%. Apesar da queda registrada em dezembro, o varejo fechou 2024 em alta de 4,70%, o maior crescimento desde 2012. As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta quinta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o resultado de dezembro representa estabilidade pelo segundo mês consecutivo. "Deve-se lembrar que esta estabilidade sustenta um patamar recorde que foi atingido em outubro de 2024", afirma.
Oito das 11 atividades pesquisadas, no âmbito do varejo ampliado, fecharam o ano com resultado positivo. O grande destaque foi o setor Farmacêutico. O setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico, que engloba lojas de departamentos, material esportivo, entre outros, também teve crescimento.
Pelo lado negativo, as três atividades que sofreram queda em 2024 foram Combustíveis e Lubrificantes (-1,5%), Atacado Especializado em Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (-7,1%) e Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (-7,7%).
Comparado a dezembro de 2023, o volume de vendas do varejo aumentou 2% no mesmo mês de 2024, 19º mês consecutivo de resultados positivos.