Cartilha contra o assédio no carnaval é disponibilizada no Rio

Carnaval

Publicado em 13/02/2020 - 19:41 Por Dayana Vítor - Rio de Janeiro

Se no passado versos como o famoso “vou beijar-te agora/ não me leve a mal/ hoje é Carnaval” passavam a ideia de que tudo era permitido na folia, hoje o contexto é outro.

 

Investidas sem consentimento não são mais toleradas e o ambiente descontraído da festa não deve ser pretexto para condutas de assédio sexual.

 

Para reforçar essa ideia e transformar o carnaval em um ambiente seguro para as mulheres, a Defensoria Pública do Estado do Rio se uniu a mais de 30 blocos de rua para disponibilizar a cartilha "Folia Sim. Assédio Não".

 

A iniciativa, lançada no ano passado, levanta esse importante estandarte: a conscientização sobre o assédio. Com 16 páginas, o material traz informações atualizadas sobre a legislação, que passou por uma mudança.

 

Em setembro de 2018, foi sancionada a Lei que tornou crime a importunação sexual e que sujeita o agressor a uma pena que varia de um a cinco anos de prisão.  

 

A coordenadora dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Flávia Nascimento, afirma que o objetivo da cartilha é facilitar o acesso de todos a essas informações.

 

A jornalista Renata Rodrigues, fundadora do Bloco Mulheres Rodadas, explica que é preciso uma mudança cultural para entender que determinados comportamentos não são mais aceitos.

 

Além de esclarecer a diferença entre assédio sexual, estupro e importunação sexual, a cartilha traz o endereço de todas as Delegacias de Atendimento à Mulher no Rio de Janeiro e outros serviços de apoio à mulher vítima de violência.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo