logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

PMs são flagrados agredindo homem negro em cidade do DF

Distrito Federal
Baixar
Gésio Passos
02/06/2020 - 21:38
Brasília

Após toda a repercussão dos casos de George Floyd, nos Estados Unidos, e do jovem João Pedro, no Rio de Janeiro, mortos por policiais em serviço, um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma agressão de policias militares contra um homem em Planaltina, no Distrito Federal, na noite dessa segunda-feira (1º). Em comum, as três vítimas têm a cor da pele preta.

 

No vídeo sobre o caso de Brasília, dois policiais perseguem e batem com cacetete, por quatro vezes, nas costas de um homem, que ainda não foi identificado. Na filmagem, de apenas 40 segundos, o rapaz fala aos policias que ele não teria feito nada de errado enquanto grita de dor pelas agressões, até cair no chão.

 

A reportagem falou com o jovem de 19 anos que gravou o vídeo, mas ele, por medo, pediu para não ter o nome divulgado nem a conversa gravada. O rapaz afirma que agressão ocorreu no estacionamento de um supermercado na noite dessa segunda-feira.

 

Ele disse que a vítima estava no estacionamento, quando foi abordado pelos policias, que primeiro utilizaram spray de pimenta e depois agrediram a vítima, que não apresentou nenhuma resistência à ação da polícia. Após as agressões, a polícia não prendeu e permitiu que o homem deixasse o local.

 

Segundo o jovem que filmou a cena, abordagens violentas como essa são muito comuns nas periferias da capital federal, principalmente contra pessoas negras. Ele afirma que nunca foi vítima desse tipo de violência, mas convive com muita gente que já foi agredido gratuitamente pela polícia.

 

Deise Benedito, mestre em criminologia e ex-perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, afirma que esse tipo de abordagem ocorre apenas nas periferias, mostrando o racismo institucional no estado brasileiro.

 

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal afirmou, em nota, que está adotando todas as providências legais de apuração dos fatos gravados em vídeo, e que a atitude dos policiais nesse caso não corresponde às diretrizes de abordagem e conduta preconizadas pela corporação.

 

Em nota, a Polícia Militar diz que foi acionada a partir de um chamado de perturbação da ordem pública em Planaltina. A corporação afirma que não houve atitude racista, e sim excesso na ação policial.

 

A PM disse ainda que os agentes foram ouvidos em inquérito nesta terça-feira e já foram afastados do serviço operacional.

x