Mineradora paga R$ 918 mil pela extração ilegal de mais de 145 mil toneladas de gnaisse, utilizado na produção de brita.
O acordo com a Advocacia-Geral da União permitiu encerrar processo judicial e o ressarcimento de valores aos cofres públicos.
Uma negociação entre a mineradora União Brasileira de Agregados e a AGU assegurou o pagamento integral do débito, com desconto de 5% pelo pagamento a vista, que foi realizado no dia 27 de novembro.
A mineradora, que atua no Rio Grande do Norte, ultrapassou quase o dobro do limite autorizado pela atual Agência Nacional de Mineração para extração de gnaisse, 47 mil toneladas a mais do permitido.
Mesmo com a autorização de mineração não renovada por problemas de licenciamento mineral, a empresa continuou agindo ilegalmente, e extraiu mais de 97 mil toneladas de minério entre 2014 e 2015.
![Agência Brasil/Fernando Frazão Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Brasília (DF) 22/01/2025 Ministro da Casa Civil. Rui Costa, participa do programa Bom Dia, Ministro Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Corpo de Bombeiros RJ/Divulgação Projeto Botinho do Corpo de Bombeiros RJ](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)