Desaparecidos: mais de 82 mil brasileiros são procurados pela família

E, nessa busca, pais, parentes e amigos, muitas vezes, estão sozinhos

Publicado em 31/08/2020 - 08:35 Por Victor Ribeiro - Brasília

[Fala de Débora dos Santos] “A gente sabe que nossos filhos estão em algum lugar, seja vivo ou morto. A gente busca. E todos nós queremos uma resposta”.

Desde o dia 11 de julho de 2013, Débora dos Santos procura essa resposta. Ela quer reencontrar o filho Caio Alves Inácio Bispo dos Santos, que desapareceu há mais de sete anos na região da Baixada Santista, litoral de São Paulo.

Hoje ela mora na capital do estado e a busca pelo filho continua. Entre os obstáculos, Débora enfrenta até mesmo a falta de empatia.

Entre as razões para o desaparecimento de pessoas normalmente estão os transtornos mentais ou situações de vulnerabilidade social. O dado mais recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que, somente no ano de 2018, pelo menos 82.094 brasileiros desapareceram.

O filho de Leonardo da Cruz desapareceu em junho de 2016, após um surto de esquizofrenia.

Em diversos países, os órgãos responsáveis por organizar as buscas estão de portas fechadas devido à pandemia do coronavírus. Então, a procura pelo paradeiro de entes queridos exige ainda mais esforço de cada familiar.

É uma tarefa tão desgastante, que a responsável pelo programa de pessoas desaparecidas do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Larissa Leite, disse que é comum amigos e parentes de desaparecidos apresentarem angústia, depressão, pânico, hipertensão e diabetes.

Além do envolvimento emocional, o desaparecimento de pessoas tem consequências burocráticas, como as relacionadas a contratos, guarda de filhos e posse de bens. Sem respostas, os familiares ficam sem ter como resolver essas questões.

Larissa afirma que o Brasil tem se esforçado nas buscas, com a criação de delegacias especializadas e de bancos de dados. Mas a representante da Cruz Vermelha Internacional critica a falta de coordenação entre as diferentes esferas de governo.

Com a ajuda do Ministério Público, Leonardo Cruz encontrou o filho Robson Roberto. Ele tinha morrido pouco mais de um mês depois de desaparecer e havia sido sepultado como indigente. Depois de quase dois anos de buscas, os pais ainda precisaram esperar mais um ano para recuperar os restos mortais do filho.

O domingo, 30 de agosto, marcou o Dia Internacional dos Desaparecidos e uma parceria entre o Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a organização Playing For Change lançou um videoclipe no YouTube. Quinze artistas latino-americanos participaram da gravação. A música, “Hasta La Raíz” - “Até a Raiz”, em espanhol -, homenageia as famílias e chama a atenção para a importância de esclarecer o que ocorreu com milhares de pessoas desaparecidas.

 

* Produção: Graziele Bezerra e Michelle Moreira

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo