Governo federal: denúncias de violência podem ser feitas pelo WhatsApp

Número é mais um canal contra violações de direitos humanos

Publicado em 29/10/2020 - 16:06 Por Dayana Vítor - Brasília

O WhatsApp tem sido uma ferramenta bastante usada principalmente nesse período de pandemia. Agora, além de facilitar o contato com a família e os amigos, também será possível usar o aplicativo para fazer denúncias de violência contra as mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência, por exemplo.

É só encaminhar mensagem para o número (61) 99656-5008 a qualquer hora ou dia da semana. Assim que as denúncias chegam, elas são encaminhadas para apuração das autoridades competentes.

Os serviços do Disque 100 - para denúncias de violações de direitos humanos - e o Ligue 180 - de violência contra a mulher – continuam funcionando, seja por ligação, site ou aplicativo.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, acrescentou que as denúncias enviadas pelo WhatsApp poderão ser até mais robustas.

A promotora de Justiça do Ministério Público paulista Gabriela Manssur dá o exemplo que as próprias vítimas poderão utilizar o WhatsApp para pedir ajuda.

O ouvidor nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Fernando Ferreira, garante o sigilo das informações.

Segundo o último balanço do Ministério da Mulher, no ano passado, o Ligue 180 e o Disque 100 receberam, juntos, 4 milhões de ligações.

 

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Crescimento está sendo notado em 13 das 27 unidades da federação; destes, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo