Governo federal: denúncias de violência podem ser feitas pelo WhatsApp

Número é mais um canal contra violações de direitos humanos

Publicado em 29/10/2020 - 16:06 Por Dayana Vítor - Brasília

O WhatsApp tem sido uma ferramenta bastante usada principalmente nesse período de pandemia. Agora, além de facilitar o contato com a família e os amigos, também será possível usar o aplicativo para fazer denúncias de violência contra as mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência, por exemplo.

É só encaminhar mensagem para o número (61) 99656-5008 a qualquer hora ou dia da semana. Assim que as denúncias chegam, elas são encaminhadas para apuração das autoridades competentes.

Os serviços do Disque 100 - para denúncias de violações de direitos humanos - e o Ligue 180 - de violência contra a mulher – continuam funcionando, seja por ligação, site ou aplicativo.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, acrescentou que as denúncias enviadas pelo WhatsApp poderão ser até mais robustas.

A promotora de Justiça do Ministério Público paulista Gabriela Manssur dá o exemplo que as próprias vítimas poderão utilizar o WhatsApp para pedir ajuda.

O ouvidor nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, Fernando Ferreira, garante o sigilo das informações.

Segundo o último balanço do Ministério da Mulher, no ano passado, o Ligue 180 e o Disque 100 receberam, juntos, 4 milhões de ligações.

 

Edição: Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Galo bate o Fluminense e vai às semifinais da Copa do Brasil

O Atlético Mineiro vai encarar o Fortaleza nas semifinais da Copa do Brasil. A classificação aconteceu após o Galo bater o Fluminense, nesta quarta-feira (15), por 1 a 0, com de Hulk, de pênalti. No jogo de ida, os mineiros já haviam vencido os cariocas por 2 a 1.

Baixar arquivo
Geral

Governo do RJ lança programa para construção de 50 mil casas

Segundo o governo, as residências terão área mínima de 45 metros quadrados. O programa também prevê a reforma de 60 conjuntos habitacionais, além de residências em áreas de comunidade.

Baixar arquivo
Esportes

Em duelo de técnicos argentinos, Fortaleza avança na Copa do Brasil

Em partida com dois técnicos argentinos, melhor para Pablo Vojvoda. A equipe do treinador do Fortaleza superou o São Paulo, de Crespo, por 5 a 3 no placar agregado dos dois duelos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF desarticula quadrilha de tráfico de pessoas no interior de SP

Ações ocorreram nas cidades de Igarapava, no interior de São Paulo, e em Sacramento, Minas Gerais. Além das condições degradantes do alojamento onde os trabalhadores dormiam, as jornadas eram exaustivas, no local de trabalho não havia banheiro, a água era racionada, alguns faziam apenas uma refeição por dia.

Baixar arquivo
Política

Diretor da Prevent, Pedro Batista Jr, não comparece à CPI da Pandemia

Diretor da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, não comparece à CPI da Pandemia. O presidente da CPI, senador Omar Aziz, solicitou que Batista Júnior fosse convocado para depor na próxima quarta-feira, dia 22..

Baixar arquivo
Justiça

Criptoativos apreendidos serão depositados em conta judicial

O total apreendido, avaliado em cerca de R$ 150 milhões, vai ser depositado em uma conta judicial para destinação futura, a ser definida pela Justiça. A Câmara Criminal decidiu ainda criar um grupo de trabalho para auxiliar os procuradores em casos envolvendo moedas digitais.

Baixar arquivo