logo Radioagência Nacional
Geral

Governo do Rio promete climatizar 180 escolas para enfrentar calor

Prazo é adaptar escolas até maio. UPAS vão ganhar bebedouros externos
Baixar
Carolina Pessoa - - Repórter da Rádio Nacional
19/02/2025 - 16:31
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ), 17/02/2024 -Transeuntes se protegem do forte calor nas ruas do centro da cidade. Cidade do Rio de Janeiro atinge nível 4 de calor. Marco é caracterizado por temperaturas que podem chegar a 44ºC  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Diante do forte calor no Rio de Janeiro, o Governo do Estado anunciou, nesta quarta-feira (19), uma série de medidas coordenadas pelas secretarias estaduais para reduzir o impacto das altas temperaturas. Entre elas, está a climatização das escolas, com a previsão de entrega de novas unidades adaptadas, como explica David Marinho, secretário administrativo da secretaria de educação do Rio de Janeiro.

“Temos projetos de 20 unidades hoje que já estão em fase de aprovação, para fazermos esta entrega, e temos o compromisso de em 90 dias fazer a climatização de 180 unidades”.

David Marinho também destacou que outras medidas, como diminuição da carga horária, podem ser tomadas diante do cenário.

“As escolas que possuem problemas com climatização nestes períodos de anomalia climática estão autorizadas, elas têm autonomia, foi emitida uma comunicação, que elas têm autonomia para reduzir a carga horária para 50%, ou fazerem revezamento em salas de aula que possuam climatização”.

Segundo a secretária de estado de saúde, Claudia Mello, os pontos de hidratação nas UPAS vão ser reforçados.

“Vão ser 26 pontos nas nossas UPAS, tanto na capital mas também fora da capital, com bebedouros externos para as pessoas que estão do lado de fora poderem ter pontos de hidratação”.

A Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, e a Operação Segurança Presente também vão contribuir com pontos de hidratação. Já o Corpo de Bombeiros reforçou que está havendo intensificação de incêndios florestais e de resgates nas praias devido aos afogamentos.

Além disso, foram repassadas orientações à população. Entre elas, estão evitar atividades físicas ao ar livre e uso consciente da água.

x