Ato pede justiça contra assassinato que chocou o país, em Porto Alegre

Homem, negro, 40 anos, foi morto por seguranças de supermercado

Publicado em 20/11/2020 - 14:31 Por Nelson Lin - São Paulo

No dia em que é lembrada a consciência negra no Brasil, o assassinato de João Alberto Freitas, negro, 40 anos chocou o país.

Um ato pedindo justiça ocorreu na manhã desta sexta (20) e reuniu dezenas de militantes do movimento negro em frente ao local onde João Alberto foi assassinado. De acordo com Matheus Gomes, militante do movimento negro, vereador eleito por Porto Alegre e que estava no ato desta manhã, o assassinato é reflexo do racismo e desumanização dos negros que ocorre na sociedade brasileira

De acordo com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, na noite dessa quinta (19), após discutir com o caixa, João Freitas foi arrastado para fora e agredido pelos seguranças do supermercado. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver um dos seguranças imobilizando João e o outro desferindo socos continuamente.

Em nota, a rede Carrefour lamentou o fato, afirmou que rompeu o contrato com a empresa de segurança, e que o funcionário que estava no comando da loja será desligado. A empresa ressaltou que em respeito à vítima, a loja onde ocorreu o crime será fechada e que ela entrará em contato com a família de João Alberto para dar o suporte necessário. 

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul, informou que um dos seguranças é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro segurança está preso na delegacia da polícia civil. Os suspeitos permanecem presos e serão investigados por homicídio qualificado.

De acordo com o Atlas da Violência de 2020, mais de 43 mil negros foram assassinados em 2018, ao passo que o número de homicídios entre os brancos no mesmo período foi de 12 mil. De acordo com o Atlas, os negros são 75% das vítimas de homicídio no Brasil.

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Cuiabá e Fluminense fecham rodada do Brasileirão nesta segunda

A rodada 21 do Brasileirão vai se completar, nesta segunda, às 20h, com Cuiabá x Fluminense. A partida irá acontecer, na Arena Pantanal.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro lança plataforma para controle de acidentes de trânsito

Com gráficos, mapas e tabelas dinâmicas, a plataforma ISPTrânsito possibilita a consulta de cidades e ruas com maior número de acidentes, por exemplo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Petrobras quer neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa

A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira, sua ambição em atingir a neutralidade das emissões nas atividades sob seu controle, em prazo compatível com o estabelecido no Acordo de Paris.

Baixar arquivo
Geral

Apagão no RJ e MG não tem relação com a crise hídrica, diz ONS

A ocorrência afetou cerca de 60 cidades de Minas Gerais e 13 municípios do Rio. Operador Nacional do Sistema Elétrico informa que na noite do último sábado (18) houve um desligamento total da Subestação Rocha Leão, de propriedade de Furnas, devido à atuação da proteção diferencial de barras do setor.

Baixar arquivo
Economia

Renda do transporte urbano caiu R$16 bi entre março/2020 e junho/2021

O número de passageiros que usam o transporte coletivo urbano está em cerca de 60% dos níveis pré-pandemia, revelou levantamento Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, a NTU.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: municípios com mais dependentes do SUS registraram menos mortes

A conclusão está na pesquisa “IVM - Índice de Vulnerabilidade Municipal de 2021-COVID19”, desenvolvida pelo Instituto Votorantim e pelo BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Baixar arquivo