Conare recebeu em 2019 maior número de pedidos de refúgio em 8 anos

Foram apresentadas 82,5 mil solicitações, sendo 21,5 mil reconhecidos

Publicado em 18/12/2020 - 12:35 Por Gésio Passos - Brasília

O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) recebeu, em 2019, o maior número de pedidos de refúgios desde 2011.

Segundo dados que o comitê e o Observatório das Migrações Internacionais divulgaram nesta quinta-feira (17), no ano passado, foram registradas 82 mil 520 solicitações, contra 80 mil 057 em 2018. Também foram analisados mais de 33 mil pedidos, alguns de anos anteriores.

Ao longo de 2019, o Estado brasileiro reconheceu o status de refugiados de 21 mil 515 pessoas que deixaram os países onde viviam por temerem se tornar alvo de perseguições em função de suas origens, crenças, opiniões políticas ou outros motivos.

Considerando o reconhecimento e outras formas de amparo legal assegurados pelo Brasil, o número de imigrantes que ingressaram no país, entre 2010 e 2019, e aqui permanecem legalmente, está em torno de 1 milhão 85 mil 673 pessoas, em sua maioria, haitianos e venezuelanos.

Em 2019, foram emitidas 38 mil 541 carteiras de trabalho para solicitantes de refúgio e refugiados. 59% desses documentos foram entregues a venezuelanos.

O total de imigrantes empregados com carteira de trabalho assinada ultrapassou, em dezembro de 2019, 147 mil pessoas.

 

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo