Os canais de denúncias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos fecham o ano de 2020 com melhores índices de atendimento e mais plataformas para comunicação com a população.
O Disque 100 (para denúncias de violações de direitos humanos) e o Ligue 180 (de violência contra a mulher) recebem, em média, 12 mil ligações e 1 mil denúncias por dia. Cerca de 98% dessas ligações são atendidas em menos de 20 segundos. Antes, o percentual era de 69% das ligações nesse tempo.
Além de rapidez no atendimento, o serviço foi ampliado. A central desses canais recebeu neste ano o investimento de R$ 21 milhões, e agora os seus sistemas são unificados.
O cidadão pode entrar em contato com o Disque 100 e o Ligue 180 por meio do site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil.
Com a unificação dos serviços, foi criada uma base de dados disponível no Painel de Dados Direitos Humanos, que já conta com informações do primeiro semestre de 2020 e será atualizada constantemente.
Os canais também estão disponíveis no Telegram: basta digitar Direitoshumanosbrasil, na busca do aplicativo; e no WhatsApp, no número (61) 99656-5008.
Nas duas plataformas, após a resposta automática, o cidadão será atendido por uma pessoa da equipe da central única dos serviços.