RJ teve 3 registros de possível intolerância religiosa por dia em 2020

Levantamento do ISP é baseado em casos que chegaram às delegacias

Publicado em 20/01/2021 - 18:55 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Três casos que podem estar relacionados a intolerância religiosa foram registrados por dia nas delegacias do Rio de Janeiro no ano passado. No total foram 1.355 registros, a maior parte de injúria por preconceito, quando uma pessoa é discriminada em razão da sua raça, cor, etnia ou religião.

Mas o Instituto de Segurança Pública (ISP), responsável pelo levantamento, também contabilizou 23 casos já registrados como ultraje a culto religioso, quando há a ridicularização pública, o impedimento ou a perturbação de alguma cerimônia religiosa.

Os dados foram divulgados às vésperas do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta quinta-feira (21).

O ISP destaca que este tipo de agressão é comumente subnotificado, ou seja, nem sempre é denunciado às autoridades. O babalaô Ivanir dos Santos, representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, também ressalta essa subnotificação, especialmente com relação aos religiosos que são ameaçados por grupos criminosos.

Mas o babalaô saúda a elaboração do levantamento inédito, já que ele oferece mais um subsídio para a intervenção das autoridades.

Todos os anos a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa realiza uma caminhada para incentivar a convivência pacífica entre as diversas religiões, mas por causa da pandemia de Covid-19, a programação nesta quinta-feira será virtual.

Ao longo do dia serão realizadas as mesas redondas do quarto Seminário sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos, pelas redes sociais do Centro Cultural da Justiça Federal e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas.

Já a celebração inter-religiosa do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa será exibida pelo Facebook da Comissão. A data também será marcada pelo lançamento da frente parlamentar que vai tratar do tema na Câmara de Vereadores da Capital.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

RJ: Área é cedida ao atendimento integrado de adolescentes infratores

Um mesmo espaço que vai reunir serviços para acolher e atender adolescentes que cometeram algum ato infracional. Esse é o NAI, o Núcleo de Atendimento Integrado. E esse complexo já ganhou endereço certo no Rio de Janeiro: será em um terreno na Leopoldina.

Baixar arquivo
Economia

Caixa antecipa pagamento do auxílio emergencial 2021

Agora, todos os depósitos serão feitos em maio, com crédito liberado no dia 16 para os nascidos em janeiro e em 30 de maio para quem faz aniversário em dezembro. Calendário dos saques também foi antecipado e termina em 17 de junho.

Baixar arquivo
Política

Flordelis depõe em Conselho de Ética da Câmara e diz ser inocente

A deputada federal é acusada pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, ocorrido em junho de 2019. Flordelis afirma que é vítima de injustiça e apelou para que seu mandato não fosse cassado.

Baixar arquivo
Geral

DF libera casamentos e aniversários em espaços de eventos

Os salões podem receber público correspondente a 50% de sua capacidade. O horário permitido para os eventos será de 11h até 23h. Não poderá ser montado espaço para dança, e cobrança de ingresso ou qualquer outra contribuição está proibida.

Baixar arquivo
Educação

Empresas privadas vão poder recuperar escolas públicas no Rio

Programa Abrace uma Escola foi lançado nesta quinta-feira (13). O setor privado poderá executar diretamente as obras ou doar equipamentos para o local e também podem envolver organizações parceiras para realizar o serviço.

Baixar arquivo
Esportes

Lista de contemplados do Bolsa Atleta é publicada

São 7.197 esportistas de modalidades olímpicas e paralímpicas. Para receber o pagamento, os atletas precisam assinar um termo de adesão disponível no Ministério da Cidadania.

Baixar arquivo