RJ teve 3 registros de possível intolerância religiosa por dia em 2020

Levantamento do ISP é baseado em casos que chegaram às delegacias

Publicado em 20/01/2021 - 18:55 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Três casos que podem estar relacionados a intolerância religiosa foram registrados por dia nas delegacias do Rio de Janeiro no ano passado. No total foram 1.355 registros, a maior parte de injúria por preconceito, quando uma pessoa é discriminada em razão da sua raça, cor, etnia ou religião.

Mas o Instituto de Segurança Pública (ISP), responsável pelo levantamento, também contabilizou 23 casos já registrados como ultraje a culto religioso, quando há a ridicularização pública, o impedimento ou a perturbação de alguma cerimônia religiosa.

Os dados foram divulgados às vésperas do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta quinta-feira (21).

O ISP destaca que este tipo de agressão é comumente subnotificado, ou seja, nem sempre é denunciado às autoridades. O babalaô Ivanir dos Santos, representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, também ressalta essa subnotificação, especialmente com relação aos religiosos que são ameaçados por grupos criminosos.

Mas o babalaô saúda a elaboração do levantamento inédito, já que ele oferece mais um subsídio para a intervenção das autoridades.

Todos os anos a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa realiza uma caminhada para incentivar a convivência pacífica entre as diversas religiões, mas por causa da pandemia de Covid-19, a programação nesta quinta-feira será virtual.

Ao longo do dia serão realizadas as mesas redondas do quarto Seminário sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos, pelas redes sociais do Centro Cultural da Justiça Federal e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas.

Já a celebração inter-religiosa do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa será exibida pelo Facebook da Comissão. A data também será marcada pelo lançamento da frente parlamentar que vai tratar do tema na Câmara de Vereadores da Capital.

Últimas notícias
Justiça

Senado aprova André Mendonça para o STF

O plenário do Senado Federal aprovou, por 47 votos a 32, a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União vai ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.

Baixar arquivo
Economia

Empresa Brasil de Comunicação está entre as melhores estatais do país

O governo concedeu, nesta quarta-feira, a certificação de governança para 60 empresas estatais que apresentaram avanços de gestão. 

Baixar arquivo
Educação

Gabaritos oficiais do Enem 2021 já estão disponíveis

Para conferir as questões, o candidato precisa prestar atenção nas cores do gabarito e das provas de cada domingo. Os resultados do Enem 2021 serão publicados no dia 11 de fevereiro do ano que vem.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal ouve vítima do incêndio na Boate Kiss

Kátia Giane, que era funcionária do estabelecimento, conta que o uso de artefatos pirotécnicos era corriqueiro tanto pelas bandas quanto pelos clientes. A tragédia aconteceu há quase nove anos, em Santa Maria, Rio Grande do Sul

Baixar arquivo
Internacional

França exigirá teste de covid negativo para entrada de viajantes

A medida contempla tanto aqueles que estão vacinados como os que não estão, e atinge qualquer pessoa que venha de países de fora da União Europeia. O país enfrenta a quinta onda da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Operação da PF e Bope prende três pessoas no Complexo da Maré

Também foram apreendidos um fuzil, duas pistolas, duas granadas defensivas, carregadores de fuzil, munições e drogas.

Baixar arquivo