Ministério Público denuncia grupo acusado de atacar terreiros no RJ

Publicado em 23/02/2021 - 14:35 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou sete acusados de atacar templos e agredir praticantes de religiões de matriz africana. Um deles seria chefe do tráfico de drogas na Comunidade Parque Paulista, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde os crimes foram praticados. Seis dos denunciados já tiveram a prisão decretada pela Justiça.

De acordo com o MP,  a mando deste traficante, o grupo invadia terreiros de candomblé da comunidade para constranger e ameaçar os religiosos. Os ataques sempre eram feitos por homens armados. O bando, que se autodenomina Bandidos de Jesus, exigia que os templos fossem fechados e os religiosos deixassem a comunidade.

Ainda segundo o MP, as ordens para as ações eram dadas porque o chefe do tráfico é evangélico e, por isso, não permite a realização de cultos de religiões de matriz africana nos territórios que domina.

Os casos de intolerância religiosa cometidos por traficantes, especialmente nas cidades da Baixada, vem sendo denunciados há alguns anos por religiosos e entidades que defendem a diversidade de credo.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública, em 2020, mais de 1,3 mil ocorrências que podem estar relacionadas à intolerância foram registradas nas delegacias do estado. Destas, 23 se enquadraram como ultraje a culto religioso.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo