Fiocruz lança guia para o enfrentamento da covid-19 em povos indígenas

Publicado em 20/04/2021 - 15:16 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com apoio da Embaixada do Reino Unido, a Fundação Oswaldo Cruz lançou um guia com recomendações para minimizar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre populações marginalizadas, entre elas, os povos indígenas e os moradores de favelas. A publicação também apresenta as repercussões do novo coronavírus relacionadas as diferenças raciais e de gênero.

O guia foi elaborado por pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fiocruz, e o conteúdo reforça o quanto a crise sanitária evidenciou as desigualdades que atingem a população brasileira.

O lançamento do material, nessa segunda-feira, coincidiu com a data em que é comemorado o Dia do Índio e dedicou a eles boa parte dos estudos. A análise referente aos povos indígenas resultou de um trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras Ana Lúcia Pontes e Daniela Alarcon, ambas da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz.

De acordo com as pesquisadoras, os motivos que aumentam a vulnerabilidade dos povos indígenas no enfrentamento à covid incluem o racismo, a invisibilidade e a prevalência de outras doenças como desnutrição, anemia, malária, tuberculose e hepatite B. A falta de acesso a saneamento básico e o compartilhamento de objetos de uso pessoal se somam aos fatores que dificultam a adoção de medidas de prevenção nas aldeias.

Dados do Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, integrado por lideranças desses povos, indicam que, até a última sexta-feira, tinham sido registradas mais de mil mortes de indígenas por coronavírus e cerca de 52 mil casos da infecção.

Para reduzir esses números, o documento lista 13 recomendações. Entre elas, a ampliação da testagem; contenção de invasões em terras indígenas; e fortalecimento da atenção primária nos Distritos Sanitários Especiais dessas populações.

O trabalho reforça, ainda, a importância de dar voz às lideranças indígenas durante as etapas de formulação e implementação de qualquer ação de enfrentamento à pandemia.

O material, denominado Ações e políticas públicas para conter a Covid-19 e seus impactos sociais, pode ser acessado na página da Fundação Oswaldo Cruz.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo