Fiocruz lança guia para o enfrentamento da covid-19 em povos indígenas

Publicado em 20/04/2021 - 15:16 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Com apoio da Embaixada do Reino Unido, a Fundação Oswaldo Cruz lançou um guia com recomendações para minimizar os efeitos da pandemia de covid-19 sobre populações marginalizadas, entre elas, os povos indígenas e os moradores de favelas. A publicação também apresenta as repercussões do novo coronavírus relacionadas as diferenças raciais e de gênero.

O guia foi elaborado por pesquisadores do Observatório Covid-19 da Fiocruz, e o conteúdo reforça o quanto a crise sanitária evidenciou as desigualdades que atingem a população brasileira.

O lançamento do material, nessa segunda-feira, coincidiu com a data em que é comemorado o Dia do Índio e dedicou a eles boa parte dos estudos. A análise referente aos povos indígenas resultou de um trabalho desenvolvido pelas pesquisadoras Ana Lúcia Pontes e Daniela Alarcon, ambas da Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz.

De acordo com as pesquisadoras, os motivos que aumentam a vulnerabilidade dos povos indígenas no enfrentamento à covid incluem o racismo, a invisibilidade e a prevalência de outras doenças como desnutrição, anemia, malária, tuberculose e hepatite B. A falta de acesso a saneamento básico e o compartilhamento de objetos de uso pessoal se somam aos fatores que dificultam a adoção de medidas de prevenção nas aldeias.

Dados do Comitê Nacional pela Vida e Memória Indígena, integrado por lideranças desses povos, indicam que, até a última sexta-feira, tinham sido registradas mais de mil mortes de indígenas por coronavírus e cerca de 52 mil casos da infecção.

Para reduzir esses números, o documento lista 13 recomendações. Entre elas, a ampliação da testagem; contenção de invasões em terras indígenas; e fortalecimento da atenção primária nos Distritos Sanitários Especiais dessas populações.

O trabalho reforça, ainda, a importância de dar voz às lideranças indígenas durante as etapas de formulação e implementação de qualquer ação de enfrentamento à pandemia.

O material, denominado Ações e políticas públicas para conter a Covid-19 e seus impactos sociais, pode ser acessado na página da Fundação Oswaldo Cruz.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo