Grupo Mães que Acolhem ajuda órfãos da covid

Publicado em 22/04/2021 - 21:34 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em pouco mais de um ano de pandemia, quase 400 mil pessoas morreram por covid-19 no Brasil. A maioria das vítimas, 76%, tinha mais de 60 anos. Entre elas e os outros 24% das vítimas mais jovens, muitos eram pais, mães ou tutores de crianças e adolescentes com menos de 18 anos. São os órfãos da covid.

Não existe um número oficial de quantas são as crianças que estão enfrentando, não apenas o luto, mas também a insegurança de quem perdeu coisas básicas como roupa, comida, teto e carinho.
A ausência de dados não impede a solidariedade. Em Jundiaí, região metropolitana de São Paulo, mães se reuniram para ajudar órfãos da covid-19. O projeto começou sem pretensões. Três amigas se comoveram com o caso de um jovem da cidade que perdeu o pai, a mãe e o avô em função da doença. Elas criaram um grupo de whatsapp para organizar uma ajuda de longo prazo para o órfão.

A psicóloga e mãe de três filhas, Renata de Lucca Zezza, conta que elas resolveram abrir o grupo para outras pessoas e viram a rede de apoio se multiplicar. Assim nasceu o “Mães que Acolhem”, que hoje reúne mais de 350 mulheres e homens de todas as idades e com diferentes formações dispostos a ajudar. Renata explica que a habilidade e tempo que cada pessoa pode oferecer se transformam em ações concretas.

A manicure Adriana Del Rio Zafalon, de 42 anos, e suas netas estão recebendo ajuda do grupo. Há um mês, Adriana perdeu a filha, de 26 anos, para a covid. Mayara partiu e deixou três filhas. A mais velha de dez anos, a mais nova com apenas nove meses. O pai das meninas abandonou a família logo depois do funeral de Mayara. Foi nesse cenário que Adriana procurou o Mães que Acolhem. O apoio está chegando de várias formas, inclusive a ajuda para pagar o aluguel de um apartamento maior para Adriana morar com o marido, as netas e outros dos 2 filhos que ainda vivem com o casal. Adriana sabe que o vazio da perda não vai sumir, mas o apoio tem ajudado a família a não ficar ainda mais desestruturada.

O grupo mães que acolhem vem recebendo contatos de voluntários de outros estados. Agora, elas querem ajudar a montar grupos semelhantes pelo país afora. Quem tiver interesse em ajudar a multiplicar essas redes de apoio pode entrar em contato nas redes sociais pelo endereço @maes_que_acolhem. Renata diz que pode até demorar a responder porque tem tido muita demanda, mas que a resposta vai chegar.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo