Pesquisa: fome é mais frequente em famílias chefiadas por mulheres

Publicado em 14/06/2021 - 08:32 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A fome é um problema mais frequente em famílias chefiadas por mulheres. A insegurança alimentar é um problema que afeta cerca da metade das famílias chefiadas por homem no país: 47%delas. Mas é um fantasma que atormenta praticamente 64% das famílias chefiadas por mulheres.

Os números estão na pesquisa feita pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e são confirmados por um outro estudo do Grupo de Alimentos por Justiça.

Essa segunda pesquisa mostra que o problema é ainda maior. A fome afeta 60% das famílias chefiadas por homens e 74% dos lares chefiados por mulheres.

As duas pesquisas foram divulgadas no primeiro trimestre de 2021, mas o estudo comparativo que mostra como a desigualdade de gênero se manifesta na mesa das famílias foi feito pela Rede Brasileira de Mulheres Cientistas e foi divulgado na última sexta-feira (11).

Cátia Grisa, pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que a insegurança alimentar é um problema que vem crescendo desde o início da crise econômica, em 2014, agravou-se com a redução de programas sociais de distribuição de renda e ganhou força com a pandemia de coronavírus.

Em 2013, o Brasil registrou o menor índice de insegurança alimentar grave na história: 3,2%. No ano seguinte, o país saiu do Mapa da Fome das Nações Unidas, mas desde 2017, o IBGE vem registrando o crescimento da insegurança alimentar no país.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Empresas aéreas: Senado aprova gratuidade no despacho de bagagens

O Senado manteve a gratuidade para despachar bagagens de até 23 quilos em voos nacionais.  A proposta já passou pela Câmara, mas como houve modificações no texto, volta para uma nova análise dos deputados.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Civil do Pará investiga a morte da juíza Mônica Maria Andrade

A juíza foi encontrada morta dentro de um carro no estacionamento de um prédio em Belém, na manhã desta terça-feira.

Baixar arquivo
Justiça

TSE e Telegram formalizam parceria de enfrentamento a desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral e o aplicativo de mensagens Telegram formalizaram nesta terça-feira parceria para o enfrentamento da desinformação.

Baixar arquivo
Política

70 anos: promulgada emenda que amplia idade de nomeação de magistrados

O Congresso Nacional promulgou nessa terça-feira a Emenda à Constituição que aumenta de 65 para 70 anos, a idade máxima para nomeação em tribunais superiores.

Baixar arquivo
Economia

Câmara decide manter isenção para indústria química e petroquímica

O fim da isenção estava previsto para ocorrer de forma gradual até 2025. Porém, no final do ano passado o governo editou uma Medida Provisória acabando com a isenção já neste ano. Com isso, o governo esperava aumentar a arrecadação em mais de  R$ 1,5 bilhão em três anos.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: recompensa para os bons motoristas

A proposta da criação do Cadastro Positivo pretende incentivar o bom comportamento ao volante e deve ser implementada em breve, ouça os detalhes no podcast Entrevista é Nacional.

Baixar arquivo