Pesquisa: fome é mais frequente em famílias chefiadas por mulheres

Publicado em 14/06/2021 - 08:32 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A fome é um problema mais frequente em famílias chefiadas por mulheres. A insegurança alimentar é um problema que afeta cerca da metade das famílias chefiadas por homem no país: 47%delas. Mas é um fantasma que atormenta praticamente 64% das famílias chefiadas por mulheres.

Os números estão na pesquisa feita pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e são confirmados por um outro estudo do Grupo de Alimentos por Justiça.

Essa segunda pesquisa mostra que o problema é ainda maior. A fome afeta 60% das famílias chefiadas por homens e 74% dos lares chefiados por mulheres.

As duas pesquisas foram divulgadas no primeiro trimestre de 2021, mas o estudo comparativo que mostra como a desigualdade de gênero se manifesta na mesa das famílias foi feito pela Rede Brasileira de Mulheres Cientistas e foi divulgado na última sexta-feira (11).

Cátia Grisa, pesquisadora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que a insegurança alimentar é um problema que vem crescendo desde o início da crise econômica, em 2014, agravou-se com a redução de programas sociais de distribuição de renda e ganhou força com a pandemia de coronavírus.

Em 2013, o Brasil registrou o menor índice de insegurança alimentar grave na história: 3,2%. No ano seguinte, o país saiu do Mapa da Fome das Nações Unidas, mas desde 2017, o IBGE vem registrando o crescimento da insegurança alimentar no país.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Fluminense faz jogo de volta contra Cerro Porteño nesta terça (3)

O Tricolor Carioca pode se classificar para as quartas de final da Libertadores até perdendo pela diferença de um gol, já que venceu por 2 a 0 a primeira partida do duelo em Assunção.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil encara México na semifinal do futebol em Tóquio

Em Londres, em 2012, o time formado por nomes como Neymar, Oscar, Lucas Moura, Ganso, Hulk, Thiago Silva e Marcelo foi superado na final pelos mexicanos.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha promove a primeira infância

A campanha vai oferecer seminários, debates e atividades com representantes do governo e da sociedade civil que trabalham com políticas para os seis primeiros anos de vida, a chamada primeira infância.

Baixar arquivo
Economia

Com tempo frio e falta de chuvas agricultores acumulam perdas

A intensidade da geada deste ano foi histórica em várias regiões do país e o café foi a cultura mais impactada, com perdas que não se viam há 27 anos. Além do café, o milho, a cana de açúcar, batata e hortaliças também foram afetadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

STF pode dar direito às mulheres em ações sobre Planejamento Familiar

Duas ações que devem entrar na pauta do colegiado este semestre apontam para a inconstitucionalidade da lei em exigir a autorização do casal para a esterilização voluntária da mulher.

Baixar arquivo
Educação

No DF o passe livre estudantil volta a funcionar a partir desta quinta

A partir dessa quinta-feira, os estudantes da rede pública do Distrito Federal retornam, de forma escalonada, à sala de aula.

Baixar arquivo