Relatório da FAO aponta que a pandemia ampliou a fome em todo o mundo

Entidade calcula que até 2030 subalimentação afete 660 milhões

Publicado em 12/07/2021 - 15:18 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de covid-19 vai atrasar o programa da ONU, que projetava solucionar a fome mundial até 2030. Pelas estimativas das Nações Unidas, naquele ano, a subalimentação ainda vai afetar cerca de 660 milhões de pessoas.

A conclusão foi apresentada nesta segunda-feira, durante a conferência de apresentação do relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2021”, elaborado pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. É o primeiro estudo desse tema feito pela ONU desde a chegada da pandemia.

O economista-chefe da FAO, Máximo Cullen, comentou o retrocesso no combate à fome, apontando dados de 2020, primeiro ano da pandemia do coronavírus, na comparação com o ano anterior: Máximo Cullen disse que 811 milhões de pessoas sofreram com alguma restrição de alimentos em 2020. Ele comparou com 2019, quando a fome afetou 160 milhões de pessoas, número cinco vezes menor.

Outro dado apontado na conferência foi que, em 2020, 2,4 bilhões de pessoas tiveram algum tipo de restrição alimentar. Esse número equivale à soma dos cinco anos anteriores. Lembrando que a população mundial, hoje, é de cerca de 7 bilhões de pessoas.

O relatório da FAO revelou ainda que a alta no preço da comida causou outro problema, para cerca de 3 bilhões de pessoas no planeta: com a queda na renda média, essa população ficou afastada da alimentação saudável. E, com isso, além de aumentar a fome de alguns, levou muitos ao sobrepeso e à obesidade.

Além da FAO, contribuíram com o relatório o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, o Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância, a OMS, Organização Mundial da Saúde e ainda, o Programa Mundial de Alimentos.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo