![Jose Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 08/01/2024, O Supremo Tribunal Federal (STF) inaugura a exposição Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia. A mostra é em alusão ao atentado criminoso que vandalizou órgãos e instalações públicas no dia 8 de janeiro de 2023. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O Supremo Tribunal Federal formou maioria para permitir a continuidade do uso de símbolos religiosos em órgãos públicos no Brasil. A Corte já tem seis dos 11 votos do plenário para rejeitar um recurso do Ministério Público Federal.
O MPF pede a proibição do uso de crucifixos, imagens de santos e outros objetos nos prédios públicos. Para o órgão, a permissão dos símbolos viola os princípios constitucionais da liberdade de crença religiosa e do Estado laico.
A maioria seguiu o relator, ministro Cristiano Zanin. Em seu voto, Zanin ressaltou que o cristianismo faz parte da formação da sociedade brasileira e que os feriados alusivos à religião, os nomes de cidades, estados e locais públicos fazem parte da cultura do país.
O ministro defendeu que a presença dos símbolos nas repartições, desde que tenha o objetivo de manifestar a tradição cultural da sociedade brasileira, não é inconstitucional. O voto foi seguido pelos ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Edson Fachin. O julgamento virtual será finalizado nesta terça-feira (26).
*Com informações da Agência Brasil
![Arte EBC Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva Maria
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 21/12/2023 - Computadores e eletrônicos são recondicionados para reciclagem e doações na Central de Recondicionamento de Computadores (CRC), no Gama, região administrativa do Distrito Federal. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 12/02/2025 - Incêndio atinge a fábrica de roupas Maximus Confecções, no bairro de Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro. A instalação produz fantasias para o carnaval carioca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)